A abordagem aconteceu no posto de fiscalização da PRF durante a operação Jornada Legal que visa orientar motoristas profissionais sobre a nova jornada de trabalho da categoria. Wellington Oliveira Andrade foi detido quando viagem em um táxi, na revista feita em sua bagagem os policiais encontraram dentro de sua mochila uma pistola calibre 380 com 5 munições intactas e duas caixas de munições calibre 12 contento 25 cartuchos respectivamente.
Wellington disse para a polícia que estava indo para a zona rural de Ouro Preto D’Oeste, mas a suspeita da polícia é que ele estaria indo para Ariquemes, conforme o que foi apurado através do táxi que havia sido fretado até aquela cidade. O acusado não quis dar muitas explicações a polícia rodoviária, posteriormente foi encaminhado a polícia civil para se explicar ao delegado de plantão, onde será investigado quanto a arma que portava e as munições que carregava consigo.
Wellington teve seu nome envolvido com uma quadrilha que fazia roubos em postos de combustíveis em Ji-Paraná no mês de Agosto do ano de 2010, na ocasião, em um dos assaltos praticados pelo bando, um cabo da polícia militar foi baleado e por pouco não morreu na ação covarde dos bandidos. Na época, depois de alguns dias de investigação, a polícia conseguiu deter vários envolvidos na quadrilha, Wellington também foi detido acusado de posse ilegal de arma de fogo.