Uma luta de vários anos chega ao fim com a vitória para 1800 famílias, que já começaram a receber título de regularização ambiental das propriedades aonde vivem em Rio Pardo. O deputado Maurão de Carvalho (PP) foi homenageado pelos agricultores ao ser escolhido para entregar o primeiro título ao presidente da Associação dos Produtores de Nova União, Salvador Cruz. Juntamente com Sebastião, outros 199 agricultores receberam emocionados, seus títulos de regularização ambiental.
Títulos
Durante a solenidade, em Rio Pardo, foram entregues 200 títulos dos 1800 que sairão até o final do ano. Os próximos 700 em fase final de regularização têm previsão de entrega para os próximos dias. Os últimos 900 dependerão de alguns levantamentos da Secretaria de Agricultura, da EMATER e do Terra Legal, mas com certeza serão entregues ainda este ano, afirmou o Deputado Maurão aosagricultores presente na solenidade.
Rio Pardo
Rio Pardo era uma área federal, onde estava a maior reserva ambiental de Rondônia, a Floresta Nacional do Bom Futuro, que em um movimento de pequenos agricultores e madeireiros foi invadida por volta dos anos 90, aproximadamente em torno de 1988, mas teve sua ocupação de fato em 1998. Até 2005 os cálculos variavam, pois diziam haver cerca de 600 a 1500 famílias, mas hoje está confimado um total de 1800 famílias vivendo na reserva do Bom Futuro.
Regularização Ambiental
Durante mais de quatro anos, o Deputado Maurão de Carvalho,com a ajuda do Governo do Estado, lutou em Brasília para regularizaras cerca de 1800 famílias. À época, defendeu-se a idéia de que seria necessária a descaracterização da floresta nacional, em troca de cessão de terras do governo estadual à União, para serem destinadas à preservação, e foi desta forma que se chegou ao final da grande batalha: o governo federal fez então a permuta de 110hectares do Bom Futuro, ficando 90 mil como reserva, em troca das terras da reserva do Rio Vermelho.
Vitória de Maurão, do Governo do Estado e do povo de Rio Pardo.
O povo de Rio Pardo estava revoltado e reclamava muito do IBAMA, que com a Polícia Federal e o Exército, cumpriam seu papel de defender a reserva. Mas,cada vez que o IBAMA chegava, o clima era tenso e de ameaças. Os agricultores resistiam, pois acreditavam em uma solução pacífica.
Realmente, a regularização ambiental em Rio Pardo foi uma grande batalha, que se arrastou por longos anos, mas conseguimos concretizar o projeto, lembrou o Deputado Maurão, na solenidade de entrega do primeiro lote dos títulos.“Concretizamos o projeto, porque tivemos como grande aliado nessa ação política, o Governador Confúcio Moura, a quem queremos nesta oportunidade agradecer todo o empenho dado à causa e aos outros órgãos também envolvidos na questão, como Sedam, Emater, Idaron e Terra Legal".Agora, com os títulos em mãos, os agricultores poderão ter,entre outros benefícios, financiamento do Basa e da Emater, aonde pagarão juros zero, em valores até R$ 50 mil, anunciou o Deputado Maurão.
Cerimônia
Participaram ainda da cerimônia de entrega dos títulos de regularização ambiental, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM)Nanci Maria Rodrigues, o Secretário Executivo da EMATER Eliza Batista de Sales e o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuário, Anselmo de Jesus.Depois da solenidade de entrega dos títulos, as autoridades presentes inauguraram em Rio Pardo, as sedes da Emater, Idaron e Sedam.