A Gerência Especializada em Segurança de Fronteiras de Rondônia (Gesfron) terá R$ 13 milhões para investir nos batalhões da Polícia Militar, delegacias da Polícia Civil e unidades do Gesfron que estão situadas na linha de fronteira do Estado de Rondônia com a Bolívia, correspondendo a uma faixa de 1.342 km de fronteira aquática.
O recurso é oriundo do Ministério da Justiça (MJ) que firmou um convênio por meio da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) junto ao Estado de Rondônia através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
O Gerente de Convênios da Sesdec (Geconv), Delegado Rafael Mota Brito, lembra que ainda este ano a Gesfron recebeu do Ministério da Justiça R$ 3,6 milhões para o reaparelhamento das unidades da Polícia Militar e Civil inseridas no projeto da Gesfron e para a criação do Núcleo de Inteligência no município de Guajará-Mirim, incluído a reestruturação do gabinete de gestão integrada de fronteira.
O Gerente do Gesfron, Cap. PM Marcos Freire, destacou que com esse recurso também serão criadas as Unidades Especializadas em Segurança de Fronteira (Unesfron) nos municípios de Vilhena e Buritis. “Dentro do projeto está contemplada a compra de novas viaturas, equipamentos de inteligência, mobiliários, dentre outros necessários para o serviço”, disse.
O secretário de Segurança, Marcelo Bessa, disse que é determinação do governador Confúcio Moura o investimento pesado no setor de fronteira do Estado. “Temos uma área de fronteira muito extensa e de difícil acesso, o que facilita a ação do crime organizado. Com esse recurso iremos por meio de projetos instalar unidades da Gesfron que irá fiscalizar de perto toda a região”, Destacou.