Com o passar do tempo as células do nosso corpo começa degenerar-se incluindo o do cérebro, este processo acontece devido ação dos radicais livres, resultando em falta de memória e concentração. Veja a seguir 10 alimentos que ativam a mente.
Amendoim - Embora os amendoins tem um teor alto de calorias, ele tem uma vasta variedades de benefícios para o corpo principalmente ao cérebro. Os amendoins são ricos em vitaminas B1, B3, E, ainda destacan-se co-enzima Q10 uma substância de grande eficácia na luta contra o envelhecimento cerebral e ainda serve na prevenção da doença de Alzheimer.Contém também minerais tais como: cobre, enxofre, ferro, magnésio, sódio e zinco.
Café - O café contém uma quantidade significante de minerais e vitaminas, mas contém propriedades antioxidantes, ele é uma das principais bebidas antioxidantes do mundo. No café encontra-se fotoquímico como ácidos clorogénicos semelhantes as da frutas e legumes que podem melhorar o metabolismo da glicose. Pesquisas identifica o café como um forte aliado anti-fadiga. Segundo um estudo realizado no instituto Nacional Francês de investigação Médica da saúde qualifica a cafeína com um potente estimulante que pode ajudar a reduzir níveis da proteína a beta-amiloidea esta deposita placas que causam destruição dos neurônios, podendo levar à doença de Mal de Alzheimer. A cafeína também pode ajudar na redução da doença mal de Pkinson nos homens (nas mulheres isto não acontece "que pena"). Mas cuidado, a cafeína sendo um poderoso estimulante tomado em demasia pode causar irritação e nervosismo.
Couve-flor - Na couve-flor encontra-se vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, minerais como cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e silício. É um alimento rico fosfatidicolina e colina, são duas substâncias fundamental para a produção de acetilcolina, um neurotransmissor que tem um papel importante no sistema nervoso central e esta envolvida na melhora da aprendizagem. A couve-flor também é um potente antioxidante.
Espargo- O espargo é uma ótima fonte de ácidos fólico, um nutriente indispensável para estabilizar o animo, principalmente quando estamos em situação de estress, ainda contém vitamina C e vitamina B6 e B1 (tiamina). É rico em rutina, um flavonóide que tem propriedades antiinflamatórias, fortalecendo os vasos sanguíneos e protege contra os danos de oxidação. Também no espargo pode ser encontrado glutationa, um antioxidante que protege contra a danificação celular.
Cereais e Farelos - O farelo é um dos alimentos com maior quantidade de magnésio, e a falta deste magnífico mineral pode acusar depressão, ansiedade, angústia cansaço crônico, apatia e debilidade emocional. Mas dê preferência os integrais.
Manga - É uma fruta rica em antioxidante como as vitaminas do complexo B, vitamina C, que são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso.A manga também é rica em triptofano, um propulsor de serotonina, e recomendada para pessoas que estão com auto-estima em baixo.
Manjericão - É rico em ácido cafeico e rosmarínico, que são compostos fenólicos com fortes propriedades antioxidantes. O manjericão contém fitoquímicos orientina e vicerina, um flavonóides que protege contra danos celulares. É indicado nos casos de esgotamento cerebral, angustia (astenia nervosa) depressão e perda de memória.
Ovos - A gema é uma das principais fontes de folípidos, é conhecida como as moléculas da memória, é um tipo de gordura que ajuda na fabricação de mielina, uma substância que reverte os nervos, fazendo com que os sinais chegam ao cérebro sem nenhum problema, melhorando o humor e reforçando as funções cerebrais.
Salmão - O salmão é rico em ácido gordo como ômega 3, um dos nutrientes, que segundo pesquisa recente revela que a falta deste ácido esta ligado com os estados depressivos. Contém também o selênio, um poderoso antioxidante, que tem um papel fundamental na desaceleração do envelhecimento.
Peru - A carne do peru tem importante quantidade de proteínas baixas em gorduras, é rica em tirosina um aminoácido que ajuda aumentar a concentração de dopamina e noradrenalina, pois são hormônios que estão ligados no aumento da motivação.
Saiba mais no programa "Arte na cozinha" com Rosângela Souza - Um programa com dicas, curiosidades, receitas e bem-estar - De segunda à sexta às 11:00 h da manha na rádio boas novas AM 660 KHZ