Turismo internacional é discutido em Rondônia

Turismo internacional é discutido em Rondônia

Turismo internacional é discutido em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“É preciso sair do discurso e fazer o diferencial. E não basta só investir, é preciso ter ousadia para incentivar a iniciativa privada e instituições públicas, conhecer outras experiências e adaptá-las à realidade e atrativos turísticos locais com vistas a incrementar o setor no Estado”. Foi com este discurso que o governador Confúcio Moura participou na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Porto Velho, da abertura do Seminário Promover o Turismo Internacional do Brasil e a Regularização do Setor.
 Promovido pelo Ministério do Turismo, numa parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo, Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur), o evento objetiva alinhar as informações sobre o papel e a estrutura da Embratur, apresentar as estratégias do Plano Aquarela 2020, da Marca Brasil, programas e ações voltados ao setor de 2011 a 2014, além de chamar a atenção dos gestores e entidades privadas para a importância das parcerias no tocante ao custo e benefício e resultados no mercado internacional; e apresentar ferramentas, como o Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos e o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem implantado pelo ministério.
Ainda na ocasião, o governador assinou decreto de revogação da composição do antigo e nomeação do novo Conselho Estadual do Turismo, formado por 31 entidades, que será responsável por todas as deliberações.
Na avaliação do governador, o turismo, que no Brasil responde por 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a média internacional é de 5%, necessita de ações urgentes quanto à estruturação, considerando as potencialidades naturais do Estado que já são hoje atrativos e outras que precisam ser melhor exploradas. Confúcio citou como exemplos a ser seguidos Estados como Goiás, que veiculam em rede nacional de televisão suas belezas naturais.
“Este evento abre um novo momento para Rondônia e chama a atenção do próprio governo, pois precisamos ser atrevidos para divulgarmos também nossas belezas na TV e em revistas, como Veja, Isto É, Época”, disse, observando que países, como a Grécia, Espanha e França, mesmo diante da crise mundial têm a economia reforçada pelo turismo. “Temos que criar cara nova logo na entrada de Rondônia [na divisa com o Mato Grosso], melhorando a estrutura para recepcionar os visitantes, pois não basta ter dinheiro, tem que ser criativo para poder agregar emprego e renda nas diversas formas de turismo”.
Outra proposta do governador, que encontra respaldo na presidente Dilma Rousseff, é abrir créditos para as empresas audaciosas. Ao destacar a importância do seminário para o plano de desenvolvimento do turismo estadual, o superintendente Basílio Leandro lamentou o fato de o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira ainda não operar vôos para fora do País, por conta da falta de uma alfândega e anunciou para novembro deste ano a primeira interligação aérea do Mato Grosso, Rondônia e Acre ao Peru.
Para Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur, é preciso aproveitar eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, facilitadores da geração de emprego e renda, mas também inovar, buscando setores que ainda não foram explorados. No seminário, que reuniu servidores das secretarias de turismo do Estado e município, além de agentes de viagem e representantes do setor de hotelaria, Pedroso falou sobre as ações que deverão ser feitas nos próximos 10 anos tendo como base programas, como Aquarela e Marca Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS