Projeto de Lei de autoria do deputado Lebrão (PTN), que dispõe sobre a Criação da Semana Estadual de Prevenção e Combate a Verminose, foi apresentado nesta semana, durante sessão ordinária na Casa de Leis para apreciação dos parlamentares.
A proposta leva em consideração que a verminose é uma das doenças que mais existe no mundo e ao mesmo tempo a menos diagnosticada e tratada.
O desenvolvimento de uma verminose severa pode ocasionar para a criança vômitos, evacuação de vermes, o intestino pode ocluir parcialmente, e o abdome cresce. Além disso, a criança desenvolve outras complicações da doença tais como vermes no fígado, causando abscessos hepáticos, vermes de pulmões causando pneumonia, convulsões e até o óbito.
A justificativa do deputado lebrão fala da suma importância que se deve dar ao tratamento periódico em evidências como em locais de extrema pobreza e em convivência com lixos e as condições insalubres de moradia onde há pouco ou nenhum saneamento básico. “Se nas classes A e B e nas consideradas nobres já existe avanço da verminose, imagine na população mais carente e de condições subumanas, que abrigam mais da metade da população brasileira”, frisou.
Outro ponto alertado por Lebrão é que o desconhecimento e o pouco interesse pelo assunto, somados a falta de planejamento e execução de medidas de combate a parasitoses, têm causado danos à saúde pública.