MP ingressa com ação para garantir leitos de UTI para pacientes do SUS em Ji-Paraná

MP ingressa com ação para garantir leitos de UTI para pacientes do SUS em Ji-Paraná

MP ingressa com ação para garantir leitos de UTI para pacientes do SUS em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, ajuizou Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que o Estado de Rondônia e o município providenciem imediatamente ou a critério médico, no prazo máximo de 24 horas, leitos de UTI para pacientes do SUS. Caso os entes públicos não providenciem o que foi requerido, que seja autorizada a internação, às custas do Estado e município, em rede particular para os pacientes que necessitarem, no valor da diária do SUS.
A ação foi ajuizada pela Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi em razão do aumento de atendimentos realizados pela Promotoria da Saúde, em Ji-Paraná, e nos órgãos do Judiciário, referente à necessidade de internação de pacientes em leitos de UTI custeada pelo SUS, uma vez que o município dispõe de apenas seis leitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de leitos para cada mil habitantes deve ser de 2,5 a três leitos, sendo que para leitos de UTI a necessidade é de 4 a 10% do total de leitos hospitalares.
Considerando que o município de Ji-Paraná tem uma população de cerca de 116 mil habitantes e ainda atende a população de outros municípios, a Promotoria de Justiça calcula que o município deveria contar com pelo menos 14 leitos de UTI à disposição, ou seja, número duas vezes superior ao que é fornecido pelo Governo do Estado por meio de convênio com a rede particular.
Caso seja julgada procedente a ação, o MP pede que seja determinado ao poder público municipal e estadual que disponibilizem (aquisição, construção ou convênio) 14 leitos de UTI/SUS para regional de Saúde de Ji-Paraná para atendimentos às emergências e urgências com risco de morte e/ou dano irreparável à saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS