Hoje dia 27 de junho a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário receberá representantes do sindicato dos soldados da borracha e seringueiros de Rondônia. A reunião foi articulada pelo Deputado Mauro Nazif PSB/RO, que há tempos vem levantando a bandeira da categoria dos soldados da borracha e seringueiros da Região Norte. Participarão da reunião o Sr. George Telles conhecido como Carioca e o advogado da instituição o Sr. Antônio Augusto.
Desde o início da nova gestão em maio de 2011, o sindicato vem tentando de várias formas agendar uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, durante 13 meses de gestão, a instituição realizou diversas atividade em Brasília com a finalidade de avançar nas conquistas da classe, a exemplo disso trabalhou, planejou e articulou com o senador Paulo Paim/PT – RS, junto aos Direitos Humanos do DF, a realização de uma grande Audiência Pública na capital de Rondônia - Porto velho, que aconteceu no dia 20 de abril de 2012, contando com a presença de autoridades de Brasília e parlamentares. Um outro feito importante foi também a constituição na câmara federal de uma outra Audiência Pública só que agora de projeção nacional, organizada pela Comissão da Amazônia Integração Nacional e Desenvolvimento, que discutiu a saga, o sofrimento dos soldados da borracha, a violação dos Direitos Humanos e a Proposta de Emenda Constitucional 556/2002.
Também por reiteradas vezes foi protocolado no gabinete da Presidência da República ofícios solicitando reunião com a Presidenta Dilma Rousseff. O objetivo da reunião com ministra dos Direitos Humanos neste dia 27 de junho, é cobrar a cópia e saber dos resultados do relatório da Audiência Pública realizada em Porto Velho, ocasião em que o Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos o senhor Bruno Renato Teixeira assumiu publicamente o compromisso em viabilizar as reivindicações da classe; solicitar também junto à secretaria dos Direitos Humanos uma Audiência com a Ministra da casa civil da Presidência da República; pedir o aceleramento da votação da PEC/556, ou viabilizá-la através de medida provisória; o encaminhamento de uma possível intervenção diplomática no sentido de a embaixada americana fornecer cópia de dossiê requerida pelo sindicato há tempos e por final sensibilizar a ministra de estado, apresentando os números de mortos na campanha brasileira da borracha, e dos esquecidos e abandonados pelo estado brasileiro e do desastre que foi para os extrativistas a campanha da borracha.