A empresa Andrade Gutierrez, responsável pela obra de ampliação da rede de água tratada em Porto Velho, foi notificada pela Secretaria de Estadual de Planejamento (Seplan) a realizar escavações para colocação de tubulação na lateral externa da Estrada da Penal, recentemente alargada e recapeada pela municipalidade.
O engenheiro José Alves Magalhães, fiscal do governo do Estado na obra, detectou a marcação para o corte próximo ao acostamento da via pública e informou ao coordenador estadual de infraestrutura da Seplan, também responsável pelas obras do PAC, Ricardo Pimentel, que se reuniu com representantes da empreiteira para evitar danos no novo asfalto. “Nenhum buraco foi aberto. O que existe lá são apenas as marcações no asfalto. A empresa fará a canalização necessária pela calçada”, informou o coordenador.
A obra de ampliação da rede de água tratada na Capital será inaugurada pelo governador Confúcio Moura em março de 2013. Mas, em fevereiro, parte do sistema já estará sob a responsabilidade da operadora, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), hoje comandada pela engenheira Márcia Luna. “Os bairros da Zona Sul serão os primeiros contemplados. Trinta dias depois, 100% da cidade terá água tratada”, informou o coordenador da Seplan, Ricardo Pimentel.
Somente após a conclusão dos serviços executados pela empresa Andrade Gutierrez, o governo passa a operação do sistema para a Caerd. “A obra vai mudar a realidade do município. A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) terá capacidade de produção de mil litros por segundo. Hoje, as duas em funcionamento produzem juntas 720 litros”.