Escarola – Originária da Índia e difundida pelo Egito, pela Grécia e por Roma, a popular chicória é rica em betacaroteno e por vitaminas, como a E, capaz de prevenir o entupimento das coronárias,além de cálcio,essencial para a saúde dos ossos.
O cálcio é indispensável para o funcionamento do corpo. Além de formar o esqueleto, esse elemento é fundamental para a atividade das células, a contração dos músculos e a comunicação entre os neurônios. A escarola, como outros vegetais (brócolis, couve e agrião) é rica nele. É claro que não se compara ao leite, que apresenta muito mais do mineral do que um pires da hortaliça, com seus 25 mg. Ainda assim, comer escarola é uma boa maneira de reforçar suas necessidades diárias de cálcio, sobretudo se não for fã dos laticínios. A grande quantidade de vitaminas como a E, presente nas folhas dessa verdura, aumenta a resistência do corpo às infecções, em especial as do sistema respiratório, digestivo e urinário.
- Quanto tem? (em três colheres de sopa da folha)
Vitamina A 80 mcg
Vitamina E 2,9 mg
Selênio 2,3 mcg
Potássio 146 mcg
Ferro 7,5 mg
- Quanto consumir ?
Uma folha desse vegetal todo dia, na salada, já está de bom tamanho.
Receita:
Espaguete com escarola e palmito (rende 6 porções)
· 300 g de espaguete cozido na água salgada;
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
· 3 dentes de alho amassados;
· Sal a gosto;
· 1 maço de escarola picadinha;
· ½ xícara de chá de palmito picado;
· 1 colher de sopa de manjericão picado;
· Queijo tipo parmesão ralado a gosto;
Ma hora de preparar:
Aqueça o azeite e doure o alho amassado. Tempere com sal e acrescente a escarola para refogar até que fique bem macia. Junte então o palmito e o manjericão. Cozinhe por mais dois minutos, abaixando a chamado fogão. Derrame o molho sobre a massa quente e misture com a ajuda de dois garfos. Salpique queijo parmesão por cima,se desejar. Pode servir.
Confira mais dicas, curiosidades e culinária no programa “Arte na cozinha” com a apresentação de Rosângela Souza