IDARON promove ações de educação sanitária na Ponta do Abunã

IDARON promove ações de educação sanitária na Ponta do Abunã

IDARON promove ações de educação sanitária na Ponta do Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), com o apoio do Fundo de Apoio a Sanidade Animal no Estado de Rondônia (Fefa), encerrou na sexta-feira (22) as atividades de educação sanitária em escolas, associações de produtores rurais, com proprietários e funcionários de lojas agropecuárias, transportadores, além de reuniões com autoridades da região da Ponta do Abunã, composta pelos distritos de Vista Alegre do Abunã, Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
 Foram realizadas 37 palestras, em escolas públicas, lojas agropecuárias, associação de produtores rurais, representantes de igrejas, transportadores de animais. Também foram realizadas visitas em propriedades rurais, cooperativas e no posto fiscal do Tucandeira, já no Estado do Acre. “Participaram 940 pessoas das atividades de educação sanitária, que aconteceram durante toda a semana”, disse o chefe local de Extrema, Marcelo Angelo Abati.
Conforme os dados da 31º etapa de vacinação ocorrida nos meses de outubro e novembro de 2011, são 350 mil bovinos criados em 1.043 propriedades localizadas nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã, além de parte do município de Lábrea, no Amazonas. “Essa atividade reforça a fiscalização e conscientiza os moradores da região da Ponta do Abunã, que faz divisa com Bolívia e Estado do Amazonas, regiões que ainda não erradicaram aftosa de seus rebanhos”, esclarece o médico veterinário Dalmo Bastos.  
As atividades foram realizadas por três equipes formadas por técnicos da Agência Idaron de Porto Velho, Ariquemes, Pimenta Bueno e distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre. O tema das atividades foi voltado para as ações do Programa nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), com ênfase para o trânsito de animais com a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório sempre que houver trânsito de animais. A importância de notificação imediata de ocorrência de animais doentes e a denúncia de irregularidades também foram abordadas.
De acordo com os fiscais da Agência Idaron, essa atividade ajuda a esclarecer os moradores da região quanto a ter uma parcela de responsabilidade para não deixar aftosa entrar. Ressaltam ainda, que precisam cuidar da sanidade do rebanho bovino.
O presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique Borges e a diretora técnica Carolina Cadamuro também participaram das atividades de educação sanitária, onde foi realizado um pit stop no Distrito de Extrema, e no período da tarde aconteceu à reunião do Conselho Municipal de Sanidade Animal – Comusa, que contou com a participação dos produtores rurais da região, representante da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e do Fefa.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS