Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), com o apoio do Fundo de Apoio a Sanidade Animal no Estado de Rondônia (Fefa), encerrou na sexta-feira (22) as atividades de educação sanitária em escolas, associações de produtores rurais, com proprietários e funcionários de lojas agropecuárias, transportadores, além de reuniões com autoridades da região da Ponta do Abunã, composta pelos distritos de Vista Alegre do Abunã, Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
Foram realizadas 37 palestras, em escolas públicas, lojas agropecuárias, associação de produtores rurais, representantes de igrejas, transportadores de animais. Também foram realizadas visitas em propriedades rurais, cooperativas e no posto fiscal do Tucandeira, já no Estado do Acre. “Participaram 940 pessoas das atividades de educação sanitária, que aconteceram durante toda a semana”, disse o chefe local de Extrema, Marcelo Angelo Abati.
Conforme os dados da 31º etapa de vacinação ocorrida nos meses de outubro e novembro de 2011, são 350 mil bovinos criados em 1.043 propriedades localizadas nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã, além de parte do município de Lábrea, no Amazonas. “Essa atividade reforça a fiscalização e conscientiza os moradores da região da Ponta do Abunã, que faz divisa com Bolívia e Estado do Amazonas, regiões que ainda não erradicaram aftosa de seus rebanhos”, esclarece o médico veterinário Dalmo Bastos.
As atividades foram realizadas por três equipes formadas por técnicos da Agência Idaron de Porto Velho, Ariquemes, Pimenta Bueno e distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre. O tema das atividades foi voltado para as ações do Programa nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), com ênfase para o trânsito de animais com a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório sempre que houver trânsito de animais. A importância de notificação imediata de ocorrência de animais doentes e a denúncia de irregularidades também foram abordadas.
De acordo com os fiscais da Agência Idaron, essa atividade ajuda a esclarecer os moradores da região quanto a ter uma parcela de responsabilidade para não deixar aftosa entrar. Ressaltam ainda, que precisam cuidar da sanidade do rebanho bovino.
O presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique Borges e a diretora técnica Carolina Cadamuro também participaram das atividades de educação sanitária, onde foi realizado um pit stop no Distrito de Extrema, e no período da tarde aconteceu à reunião do Conselho Municipal de Sanidade Animal – Comusa, que contou com a participação dos produtores rurais da região, representante da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) e do Fefa.