Confúcio Moura participa de entrega oficial da Carta da Amazônia na Rio+20

Confúcio Moura participa de entrega oficial da Carta da Amazônia na Rio+20

Confúcio Moura participa de entrega oficial da Carta da Amazônia na Rio+20

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Governadores da Amazônia Legal e representantes da sociedade civil se reuniram na tarde destaquinta-feira (21) para debaterem o processo de construção, conteúdo e os encaminhamentos futuros do Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O encontro foi realizado no Pavilhão 3 do Rio Centro, sede da Rio+20, como parte da programação da Conferência, onde os chefes dos 9 Estados que compõem a Amazônia se comprometerem com a sustentabilidade da mesma.
O Pacto do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia foi entregue pelos governadores ao secretário executivo da ONU para a Rio +20, Brince La Londe, que se comprometeu a entregar o documento para os Estados membros da ONU, afirmando que será divulgado para o mundo inteiro.
O governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, disse estar satisfeito com a participação na Rio+20, evento internacional e de grande importância para o meio ambiente e sustentabilidade do planeta. Ressaltou ainda a gratificação em poder apresentar uma proposta realística dos governadores da Amazônia e da  sociedade civil.
 Segundo ele, o tema por si só já é tratado com descrença na mídia nacional e internacional, sobre os resultados efetivos e práticos da Rio+20, como se fosse mais um grande evento sem resultados visíveis e notáveis de  médio e curto prazo.  “Acredito que as conquistas e mudanças são graduais, passo a passo, vai subindo uma escadaria e está muito longe de se chegar ao topo do que seria efetivamente ‘o sustentável’, mas eu quero dizer a todos: há na Amazônia alguns ninhos de experiências bem sucedidas com o esforço local, a exemplo do Estado do Mato Grosso”.
Confúcio Moura disse que na semana passada, em Alta Floresta do Oeste, o prefeito do município anunciou zerar o desmatamento e apresentou propostas para o desenvolvimento local.  Manaus, no Amazonas, é o maior exemplo de sucesso de preservação ambiental com mais de 90% de florestas virgens, rios limpos e cheios de peixe. Tudo isso surgiu com o Decreto governamental que criou a Zona Franca de Manaus incentivada, a alta tecnologia. A preservação da floresta em pé, na opinião do governador, não foi de graça, o governo brasileiro anunciou tributos, atirou no que viu e acertou no que não viu, ou seja, garantiu a manutenção florestal.  
A inclusão social também foi abordada pelo governador Confúcio Moura. Para ele, uma região tão rica como o norte do Brasil, não deveria ter tanta miséria. “Dentro da Amazônia temos que fazer da escassez a abundância”, afirmou o governador.
Representando os povos indígenas da Amazônia, Almir Suruí parabenizou os governadores pelo compromisso de desenvolverem o pacto. “O governo tem assumido corajosamente compromissos ambientais e vem trabalhando pelo meio ambiente, pela cultura e principalmente contribuindo para deixar a floresta em pé”, disse. Almir Surí se colocou a disposição do povo da Amazônia, e afirmou que é possível fazer o desenvolvimento de forma sustentável.
A secretária do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Rodrigues, que estava acompanhada do superintendente de Turismo, Basilio Leandro, na plateia, falou da importância da construção do pacto, enfatizando que com essa união os Estados Amazônicos estão fortalecidos e o tão almejado desenvolvimento sustentável está cada vez mais próximo.
A mesa foi composta pelos governadores de Rondônia, Confúcio Moura; Roraima, José Anchieta; vice-governador do Mato Grosso, Chico Dalton e do Amapá, Camilo Cabiberibe. Contou ainda com a presença da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti e do secretário Executivo da ONU, Brince La Londe.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS