A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o Serviço Social da Indústria (SESI/RO) realizam no próximo dia 28 de junho, às 19h00 no auditório do SENAC Esplanada, em Porto Velho, o 1º Seminário “O Vira Vida em minha vida”. Durante o encontro serão debatidos vários temas referentes ao projeto, assim como as mudanças ocasionadas no dia a dia dos alunos juvenis protagonistas do Vira Vida na capital.
Criado pelo Conselho Nacional do SESI e realizado em parceria com instituições do Sistema “S” – SENAI, SESI, SENAC, SESCOOP, SEBRAE, SESC e com empresas socialmente responsáveis e alinhados às políticas públicas de proteção à infância e adolescência, o Vira Vida é uma tecnologia de intervenção social que contribui para o fortalecimento das redes de combate.
O projeto Vira Vida existe para dar mais oportunidades aos jovens na faixa etária de 16 a 21 anos que estão em situação de exploração sexual e permitir que eles possam mudar o enredo de suas vidas. Com proposta sócio educativa, o projeto promove a elevação da escolaridade, a profissionalização, o cuidado com a saúde e o fortalecimento dos vínculos familiares e a inserção desses adolescentes no mercado de trabalho.
“A exploração sexual é uma das piores formas de violação dos direitos humanos” lembra o presidente da FIERO, Denis Baú. “No Brasil, é crescente o número de meninos e meninas em situação de exploração sexual. Consequência, em grande parte, da pobreza e da violência doméstica. Felizmente, o País vem ganhando aliados nessa luta, como o Projeto Vira Vida”, afirmou.
Baú ressalta que com a implantação do Vira Vida em Porto Velho, com o apoio dos parceiros em todas as esferas, significou uma mudança para melhor no futuro dessas crianças e jovens. “O Sistema FIERO (SESI/SENAI/IEL) desde o primeiro momento aderiu a este importante projeto social que está resgatando a cidadania por meio da capacitação profissional”, disse.
Já a superintendente do SESI/RO, Gilvani Fares explica que a ideia principal do Vira Vida é garantir a construção de um processo educativo voltado para formação integral de jovens e adolescentes, priorizando módulos relativos à formação de valores, estratégias de participação, criação e ocupação de espaços de cidadania.