Portaria suspende cultivo da soja em Rondônia

Portaria suspende cultivo da soja em Rondônia

Portaria suspende cultivo da soja em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou a vigorar na última sexta-feira (15) a portaria 220 de 2009, que instituiu o vazio sanitário da soja, ou seja, o período em que fica proibido o cultivo da cultura até o dia 15 de setembro. O objetivo é promover a diminuição do inóculo do fungo Phakopsora pachyrizi, causador da peste conhecida como ferrugem asiática da soja. Como este é um fungo biotrófico, ou seja, necessita de hospedeiro vivo para sobreviver e se multiplicar, a ausência durante os 90 dias da presença de seu hospedeiro principal diminui a produção de esporos, além de que, segundo as pesquisas, inviabiliza a maior parte daqueles produzidos na safra anterior.
A ferrugem asiática é uma doença muito agressiva, que causa a desfolha precoce da soja, impedindo a plena formação dos grãos, reduzindo drasticamente a produção quando não tratada, além de elevar os custos de produção pela necessidade de aumentar o número de aplicações de fungicidas, medida esta que também causa prejuízos ambientais. Segundo dados do consórcio antiferrugem, na safra 2010/2011, o custo ferrugem (controle + perdas em grãos) foi em torno de 2,10 bilhões de dólares.
Segundo o coordenador de Monitoramento de Pragas da Idaron, Getulio Moreno, em Rondônia não há obrigatoriedade quanto à destruição de plantas voluntárias, popularmente conhecidas como tigüeras, porém o produtor deve adotar o bom senso, promovendo a eliminação das mesmas, pois irá se beneficiar e também estará colaborando com seu vizinhos.
Outros 11 estados brasileiros produtores de soja também adotam o vazio sanitário, sendo eles: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Maranhão e Pará.
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) fiscalizará as áreas produtoras para garantir o cumprimento da portaria, que também determina o cadastro anual das propriedades produtoras de soja desde a safra 2010/2011, o qual pode ser efetuado pelo produtor através do portal www.idaron.ro.gov.br . Este cadastro fica suspenso durante o vazio sanitário, voltando a ficar disponível a partir de 15 de setembro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS