A prefeitura de Porto Velho continua sofrendo com a ação de ladrões especializados em furtar fios da rede de iluminação pública. De acordo com o presidente da empresa municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Klebson Lavor, os prejuízos para o Município somente este ano já somam R$ 20 mil. A ocorrência mais recente aconteceu na última sexta-feira (1°), na BR-364, um pouco depois da Avenida Mamoré, sentido Cuiabá. Poucas horas após a Emdur refazer a rede que havia sido furtada, os criminosos voltaram a agir.
O gerente de iluminação da Emdur, Rosinaldo Uchoa, informou que desta vez os ladrões furtaram 750 metros de fio 16 milímetros. Como ocorreu das vezes anteriores, o caso foi comunicado a polícia para investigações, mas Klebson Lavor lamenta o fato de que nenhum dos responsáveis pela ação criminosa praticada contra o Município tenha sido preso. “O maior prejudicado com isso é a população, que fica às escuras”, completou.
A mesma rede subterrânea havia sido levada poucos dias depois que a Emdur executou os serviços. Na sexta-feira, a equipe terminou os trabalhos e no sábado, quando retornou para fazer a vistoria, constatou que os fios tinham sido furtados de novo. Para tentar inibir a ação dos ladrões, o sistema de iluminação no local será refeito com “rede aérea”, a exemplo de outros setores da cidade, vítimas do mesmo tipo de crime. Klebson Lavor espera iluminar novamente o trecho até a próxima quarta-feira (6).
Apoio
O presidente da Emdur solicita que a Polícia Militar intensifique mais as rondas na região onde estão ocorrendo os maiores índices de furtos de fios para inibir a ação dos ladrões. As últimas ocorrências foram registradas na Avenida Rio Madeira, Skate Park e Campos Sales, entre a Rua Alexandre Guimarães e a BR-364. Disse, ainda, que até as luminárias estão sendo levadas, aumentando o prejuízo para o Município e a população. Klebson Lavor pede que os moradores ajudem a fiscalizar.
Zona Leste
A Emdur está trabalhando na iluminação pública do bairro Mariana, zona Leste, onde 820 serão trocados. Uma parte do serviço foi executado no ano passado, mas terá que ser refeita, por conta dos atos de vandalismo. Trabalho semelhante será feito também nos bairros Tancredo Neves, Jardim Santana e no Ulysses Guimarães, mesmo setor da cidade. Outras equipes irão atuar na Avenida Rio de Janeiro, entre o Trevo do Roque e Rua Rogério Weber, na parte mais central de Porto Velho e na Avenida Guaporé com BR-364.