Acadêmicos e professores do Mestrado em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia promovem, nos dias 20, 21 e 22 de junho, no campus da Unir, o I Seminário de Diversidade Cultural na Amazônia –SDCAM, evento que proporcionará a difusão pública da identidade, cultura e memória do povo da Amazônia, por meio de estudos, palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas e apresentações culturais.
A ideia é aproximar os diversos segmentos que compõem a complexa região, amplamente marcada pelo processo de migração exploratória e pela densa constituição de suas fronteiras e ainda possibilitar às comunidades tradicionais um espaço para exposição de seus saberes.
Segundo a comissão organizadora, acadêmicos de graduação, pós-graduação, gestores públicos, educadores, organizações não governamentais e a comunidade em geral terão acesso a diferentes leituras e discursos que compõem a representação da Amazônia em diferentes áreas do conhecimento tais como Letras, História, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Biblioteconomia.
O SDCAM é aberto à comunidade, porém para ter certificado de participação é preciso se inscrever, ou como ouvinte, ou com apresentação de trabalhos (comunicação de artigos ou banner). As inscrições podem ser feitas de 7 a 13 de junho pelo site do evento: www.sidcam.unir.br
Na programação estão previstas participações de convidados especiais, que pensam contemporaneamente a região, a partir da ótica da diversidade cultural. Entre os palestrantes de renome estão os doutores Leonardo Coe, Divanize Carbonieri e Sidney Antonio da Silva, além do mestre John Moses da Universidade da República da Guyana.
Palestrantes
Divanize Carbonieri - professora da Universidade Federal do Mato Grosso. Com mestrado e o doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, seu foco principal de pesquisa são as literaturas pós-coloniais em geral e as literaturas africanas de língua inglesa em particular.
Leonardo Coe - Doutor em Estudos Literários, na Especialidade de Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade de Lisboa e Pesquisador efetivo do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias , além de ensaísta e poeta.
John Moses – Mestre em Filosofia da Matemática e Especialista no Ensino de Matemática para indígenas pela University of Guyana.
Sidney Antonio da Silva - Doutor em antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde desenvolve pesquisas sobre os hispano-americanos e haitianos na Amazônia.