O secretário de estado da Educação, Júlio Olivar, se reuniu na segunda-feira (28), em São Paulo, com influentes personalidades do universo da literatura, com os quais tratou sobre a participação deles na 1ª Feira Literária Internacional de Rondônia (FLIRO), prevista para ser realizada em Porto Velho no início de novembro deste ano.
Com o livreiro Diego Drumond e Lima, presidente da ABDL (Associação Brasileira da Difusão do Livro) e diretor-geral da editora Escala Educacional, o secretário falou da grandeza do primeiro evento do gênero em Rondônia e articulou para que ele participe da feira como curador. Drumond e Lima, que também é ligado a outras importantes instituições do ramo, tal como a Câmara Brasileira do Livro, autorizou a SEDUC a utilizar o selo da entidade que preside no material de divulgação da FLIRO. Além disso, ainda confirmou sua presença na coletiva de imprensa do lançamento oficial da feira.
O escritor Sérgio Kobayashi, um dos maiores nomes do marketing brasileiro e especialista em mídias sociais, também estará na FLIRO com suas obras. Depois da conversa com Olivar, Kobayashi, que também foi secretário de comunicação da Prefeitura de São Paulo e coordenador das campanhas vitoriosas de Mário Covas e José Serra ao governo paulista, decidiu que vai auxiliar a “vender” o evento rondoniense no Sudeste.
A Feira Literária Internacional de Rondônia tem o objetivo de incentivar e consolidar o hábito e o prazer pela leitura no estado, além de ampliar o acesso da população aos bens culturais e fomentar a produção literária regional. Nesta primeira edição, a FLIRO terá como tema o Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
“Além das dezenas de atividades culturais, que trará o livro para o centro das atenções, o público terá a oportunidade de conhecer e interagir com renomados autores literários”, destaca o secretário Júlio Olivar. “Será uma ação ousada e grandiosa do atual governo. Nela, os servidores da SEDUC poderão participar gratuitamente das oficinas, mesas-redondas, palestras, seminários e conferências ministrados por profissionais da literatura do Brasil e de fora do país. Os professores da rede estadual receberão do governo do Estado vales-livros para a compra de obras literárias durante a feira, a preços subsidiados pelas editoras.”
Dentre as diversas ações da FLIRO, a SEDUC lançará, em breve, o Concurso Estadual de Biografias e o Concurso Estudantil de Poesia. Este é voltado aos alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino, desde que devidamente matriculados em escolas situadas em Rondônia. E o primeiro é destinado a todo o público residente no estado. As poesias devem enfocar a história da EFMM e as biografias, a vida e a obra daqueles que ajudaram a construir Rondônia, nos mais diversos setores.
Pelo projeto, a premiação de ambos os concursos se dará na FLIRO. As melhores biografias constarão de um livro a ser publicado pela SEDUC. De acordo com Claudiovane Lacerda, coordenadora de Cultura e Esporte Escolar da SEDUC, os editais dos concursos devem ser publicados até agosto