Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Enquanto centenas de pessoas se exercitavam em frente à prefeitura de Porto Velho, no Dia do Desafio, outras dezenas aceitavam o desafio feito pela coordenadora do evento, a primeira-dama, Lucilene Peixoto, em doar sangue. Uma grande estrutura foi montada em duas salas no primeiro piso do Palácio Tancredo Neves, de forma que fosse possível fazer a triagem e coleta de sangue.  “Enquanto muitos estão lá fora malhando, tem gente dentro do Gabinete, doando vida”, afirma Lucilene.

 Keylane Carvalho, 24, foi a primeira na fila para realizar o ato de amor. “Gosto de doar sangue. Tenho essa prática há muito tempo. A primeira vez que doei demorou muito, acho que por causa do nervosismo, mas da segunda pra frente foi rapidinho. Quero pedir a todos os que têm condições que doem sangue”, recomendou.
 
Lucilene Peixoto observa que a doação de sangue deve ser um hábito, pois é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. “ Faça esse desafio pelo menos umas três vezes ao ano, isso pode salvar muitas vidas”, disse ela.
 
Cássia Azevedo, Assistente Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) explica que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. Ela conta que na hora de doar todos passam por uma entrevista, uma triagem, que identifica se existe algo que possa impedir o ato.
 
“As condições básicas para a doação é que o doador se sinta com saúde; apresente documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 18 anos e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Também recomendamos que nunca o faça em jejum; devem ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas”, disse.
 
Cássia Azevedo disse que o serviço de doação pode ser solicitado bastado ligar para os números 3216 2204 ou 3216 2234. “É necessário que oficializem a solicitação com um documento constando data, horário e local. Este serviço é bastante requisitado por empresas, e associações, faculdades e Igrejas e a Fhemeron depende dessas parcerias para fazer muitas coletas”, conta.
 
Medula óssea
 
Além disso, Cássia ressaltou a necessidade da sociedade ser também doadora de medula óssea. “A medula é um tecido gelatinoso localizado dentro dos ossos, principalmente da cabeça e bacia, é popularmente conhecido como Tutano. Ele funciona como fábrica de sangue e produtor de células tronco. Esta é uma ação solidária de incentiva a captação de doadores de medula óssea. A campanha deste ano é: ‘Quem disse que você não pode salvar vidas’”, acrescentou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS