O presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMES), Afonso Emerick (EM PÉ NA IMAGEM), declarou que o fortalecimento da medicina preventiva com apoio do governo será primordial para a melhoria dos indicadores sociais de Rondônia.
A declaração foi dada nesta semana após a audiência mensal da Comissão Intergestora Bipartite, organização composta por integrantes do governo do Estado, incluindo o secretário Gilvan Ramos, e os secretários municipais de Saúde, representados pelo Conselho. Segundo Afonso, ficou pactuado no encontro que o governo do estado vai elevar o patamar do repasse feito para a Atenção Básica nos municípios tendo como referencial o valor que é encaminhado pelo governo federal às unidades do PSF.
Em termos percentuais, o Estado repassava perto de 15% do montante transferido pela União, índice que agora será corrigido para 30%. Para o ano que vem o governo firmou compromisso de repassar o equivalente a 60% do repasse do governo federal. E no último ano do mandato o compromisso é a equivalência integral ao valor pago pelo governo federal. Hoje os repasses federais ao PSF são de R$ 10.635,00 para a modalidade I e R$ 7.130,00 para a modalidade II.
Na avaliação do COSEMES o reforço de caixa será fundamental para elevar os indicadores de qualidade de vida da população. “Além disso, o governador Confúcio Moura cumpre com promessa feita com os municípios logo após ter sido eleito, ocasião em que ele garantiu que o Estado investiria na Rede Básica seguindo o exemplo da União. Com certeza o fortalecimento da Atenção Básica nas cidades vai mudar para muito melhor todo o sistema de saúde do Estado de Rondônia”, acredita Emerick.