SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com mais essa atividade agendada em Brasília a diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, vai realizar assim mais um feito, agora em um importante ministério, com o Ministro da Defesa – Celso Amorim. Desde o início da gestão essa era uma reivindicação da categoria, pois a pedra angular sobre o reconhecimento da classe dos Soldados da Borracha como militares, tem seu cerne no antigo Ministério da Guerra, que realizou o chamamento, recrutamento, treinamento e encaminhamento de milhares de nordestinos para os seringais da Amazônia no ano de 1942, no aclamado esforço de guerra brasileiro que tinha a finalidade de enviar a borracha extraída pelos seringueiros à máquina de guerra dos E.U.A.

A atual legislação e a constituição brasileira diferenciam o trabalho dispensado pelos homens que serviram a pátria, os que atuaram no Brasil e os que atuaram no Front Europeu.Os ex -Combatentes – pracinhas que lutaram no Front, recebem pensão e aposentadoria especial com vencimentos superiores a sete salários mínimos, enquanto os ex- Soldados da Borracha que atuaram nos seringais brasileiros, recebem pensão mensal vitalícia que não é superior a dois salários mínimos.

Nos seringais, dentro da selva Amazônica tombaram pelo meio do caminho nada menos que 30 mil seringueiros, dados históricos de Eduardo Galeano escritor – historiador, Celso Furtado – economista. No conflito Europeu menos de 500 combatentes perderam suas vidas. O objetivo dessa importante reunião em Brasília, é discutir a incorporação adiada da classe, que está prevista no Decreto 5225,  o reconhecimento dos Soldados da Borracha como militares, pois no início dos anos 40, o exército brasileiro foi quem os convocou para o esforço de guerra. Este Decreto de 01 de Fevereiro de 1943, estipula a condição desses homens como militares, o  ministro da época era Eurico G. Dutra.

A reunião com o Ministro da Defesa para o próximo dia 30 de maio, foi articulada e agendada pelo Deputado Federal Mauro Nazif – Rondônia. O parlamentar é um dos mais atuantes na defesa e na causa dos Soldados da Borracha. É de sua autoria os Projetos de Leis: PL-1997 de 2011 e PL – 646- 2011, o primeiro prevê o atendimento hospitalar e médico aos Soldados da Borracha nas redes de hospitais militares, o segundo reivindica o pagamento da pensão natalina, mas conhecida como abono natalino. Participarão do encontro integrantes da diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia. A constituição de tal agenda no DF, trará os rumos necessários para reconhecimento devido que a categoria há muito espera.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS