MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

MALÁRIA - Capacitação em diagnóstico auxilia no salvamento de vidas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Promovido pelo Programa Estadual de Controle da Malária (PECM/Agevisa), teve início na manhã desta terça-feira, no auditório do Rondon Palace Hotel, o curso de Capacitação em Tratamento de Malária Grave e Complicada. O evento tem como público-alvo médicos e enfermeiros da capital e interior, integrantes da rede pública de saúde.
“Nosso objetivo com a realização deste evento é evitar a morte de pacientes, vez que a malária é endêmica em nossa região e ainda que pese uma normativa do Ministério da Saúde acerca do tratamento, nós buscamos capacitar nossos profissionais para uma melhor identificação dos casos a partir da observação das sintomatologias clínicas da doença. O diagnóstico se tardio pode significar a morte do paciente”, afirma Solivan Antônio de Oliveira, coordenador do PECM.
Regiões que possuem o clima amazônico são propícias ao desenvolvimento e proliferação dos vetores. Rondônia atualmente ocupa o terceiro lugar no país em número de casos e de acordo com levantamento, as usinas do Madeira possuem um papel significativo nesses índices. Embora ainda seja alto o quantitativo de casos, Solivan explica que houve uma redução de 12% no número de casos em relação a 2011, “o que mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o coordenador do Programa.
“Toda doença que tem um caráter endêmico, quando explode em meio à população é realizada uma verdadeira operação de guerra para contê-la. Por isso todos os esforços, sejam de prevenção, combate e capacitação são importantes no sentido de manter o controle sobre a doença”, acrescentou.
Autoridades
Os painéis foram divididos em epidemiologia da malária no Brasil e em Rondônia, fisiopatologia da doença, controle e tratamento sem gravidade e com gravidade, malária grave e malária grave e complicada e malária vivax. Os temas foram abordados pelos pesquisadores especialistas Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) e Rui Dulacher, do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), ambos renomados nacionalmente no assunto.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS