Dia Nacional de Luta fecha agência do Itaú/Unibanco por uma hora

Dia Nacional de Luta fecha agência do Itaú/Unibanco por uma hora

Dia Nacional de Luta fecha agência do Itaú/Unibanco por uma hora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) atrasaram, em uma hora, na manhã desta quarta-feira, 23/5, o atendimento da agência do Itaú/Unibanco da avenida Dom Pedro II, no Centro de Porto Velho.
A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Luta promovido por diversas entidades sindicais em todo o país que, simultaneamente, foram para a frente das agências do Itaú para fazer este protesto que demorou apenas uma hora, mas que serve para alertar a população brasileira sobre o desrespeito e o descaso do banco para com seus funcionários, clientes e usuários.
Na capital rondoniense, os sindicalistas, usando faixas, panfletos e carro de som, levaram ao conhecimento da população em geral o triste quadro que se desenha há alguns anos pela instituição financeira que mais lucrou no país.
“O Itaú, somente no primeiro semestre deste ano, lucrou R$ 3,4 bilhões e, mesmo assim, continua a demitir seus funcionários, a maioria deles com 15 ou 20 anos de serviços prestados ao banco. Tudo isso em nome do lucro, já que, quando demite, o banco contrata um novo trabalhador que receberá apenas 60% do salário do antigo funcionário. Além disso o banco não se preocupa com a segurança de ninguém, pois todas as agencias recém inauguradas estão sem porta giratória com detector de metais. Tudo isso causa prejuízos, medo e insegurança para os trabalhadores, clientes e usuários deste banco”, menciona o Secretário Jurídico do SEEB/RO, José Toscano, funcionário do Itaú.
Outra denúncia feita pelos diretores sindicais é que o banco atualmente não quer receber títulos de outros bancos, ou seja, não quer atender o cidadão que está ali apenas para pagar suas contas.
“O banco é uma concessão pública e, por isso, tem a obrigação de atender todos os cidadãos sem distinção. Caso isto ocorra, exija o atendimento e faça valer seu direito”, orienta Toscano.
Para o Secretário de Saúde do Sindicato, Cleiton dos Santos, as sucessivas demissões do Itaú/Unibanco tem colaborado para o adoecimento dos trabalhadores.
“Apesar dos lucros incessantes, o banco continua a demitir indiscriminadamente, o que gera um desconforto entre todos os trabalhadores e promove o agravamento não apenas das doenças físicas, mas psicológicas de pais e mães de famílias. Somente nesta agência são 10 funcionários lesionados, vítimas do trabalho extenuante aliado ao assédio moral, metas abusivas e condições precárias de saúde, segurança e trabalho”, avalia Cleiton.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS