O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu às autoridades competentes solução para a paralisação das atividades portuárias em Porto Velho, devido a ondas no rio Madeira, formadas pela abertura de comportas da hidrelétrica de Santo Antônio.
– É um fenômeno novo, que ocasionou a paralisação parcial das operações portuárias de segunda-feira, dia 14, até ontem, dia 17, e hoje, dia 18, foram completamente paralisadas todas as operações no porto de Porto Velho. Solicito ao presidente da Antaq, ao presidente da Aneel e da Ana que efetuem uma fiscalização nas obras da usina de Santo Antônio e procurem encontrar uma solução para esse fato novo que está ocorrendo no rio Madeira, explicou.
Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que o problema está se agravando, tendo ocorrido na noite de quinta-feira o rompimento de um cabo de aço do píer utilizado para o carregamento de balsas com soja e outros produtos.
A solução em médio prazo, informou Valdir Raupp, será a construção de eclusas e do novo porto. No entanto, ele ponderou que tais medidas levarão pelo menos dois anos.
– Até lá, temos que encontrar uma solução – disse, ao reafirmar a importância das novas usinas para o desenvolvimento da região. O senador explicou que ao final de todas as obras em curso, será possível a navegabilidade desde o Mato Grosso até o mar.
Raupp ainda saudou, durante seu discurso, o lançamento de editais para restauração da BR 364. Ele disse que está confiante na solução definitiva da transferência para quadros da União de servidores contratados quando Rondônia ainda era território.