Com o tema “Tempo de ser feliz”, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), através de sua diretoria executiva, realiza o Encontro Municipal de Aposentados e Pensionistas, no auditório da sede administrativa com a participação maciça da categoria.
Vários temas foram apresentados e discutidos com os participantes. “É um dia inteiro de lazer”, disse Jade, uma professora aposentada.
Em sua palestra, Herclus Coelho, mostrou vários pontos onde o governo federal não proporciona tratamento digno ao servidor que se aposenta. “Hoje, aposentar, significa punição”, frisou.
Daniel Pereira, presidente da entidade, em sua palestra disse que é importante cultuar o respeito pelos idosos, dando o exemplo de sua própria família. Discorreu sobre os direitos dos idosos, aproveitando para falar sobre a situação funcional da categoria que não tem o reconhecimento proporcionado pelo governo, mas, ressaltou a importância de sempre continuar lutando por dias melhores. “O estado de ser feliz, não está atrelado em ter mais ou menos”, finalizou.
Nesse encontro houve também a apresentação de um skate de teatro com a participação dos funcionários, Veridiana (papel de vovó), Rodrigo (Lobo ou loba), Daiana (Chapeuzinho vermelho e Dudu (caçador), tendo na Direção Cultural o ex-Clube Teatral Êxodo, Wildevan (Wil). A peça é voltada aos idosos, numa versão mais próxima de sua realidade.
Eliete Azevedo, Ivan Francisca, Maria Aparecida, Herclus Coelho, Antônio Neves, Paulo Oliveira, Paulo Vieira, Mário Jorge e Daniel Pereira, foram uníssonos em afirmar que encontros como esses trazem à luz do direito e da conscientização sindical, uma forma melhor de enxergar o outro que não se encontra inativo, mas, aposentado e contribuidor no sentido de ver melhorar a vida dos que lutam por dias melhores.
Houve além do café da manhã, um almoço servido aos participantes, numa confraternização importante onde às ideias são trocadas e discutidas em prol da categoria.
Na oportunidade, os participantes puderam debater sobre os temas discutidos, baseados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso.