Rondoniense fica em segundo lugar em prêmio de empreendedorismo da ONU

Brasileira fica em segundo lugar em prêmio de empreendedorismo da ONU

Rondoniense fica em segundo lugar em prêmio de empreendedorismo da ONU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2007, a dentista Patrícia Paz levou uma multa da Prefeitura de Vilhena, em Rondônia, por não destinar adequadamente o lixo produzido em seu consultório, como substâncias químicas, seringas, luvas, gases e algodões usados. A infração deixou um prejuízo no bolso da gaúcha e uma ideia em sua cabeça, que virou empresa em 2009 e a levou nesta segunda-feira (23) a Doha, no Qatar, para receber um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Patrícia, de 40 anos, ficou em segundo lugar no Prêmio Empretec para Mulheres nos Negócios 2012, promovido pela ONU. A brasileira se destacou por criar a primeira empresa certificada de incineração de lixo hospitalar de Rondônia. A Moura e Paz Soluções coleta e trata resíduos perigosos de hospitais, consultórios e empresas de diversas cidades da região Norte do Brasil. A cerimônia de premiação em Doha reuniu as outras concorrentes, de Equador, El Salvador, Etiópia, Jordânia, Nigéria, Panamá, Uganda, Vietnã e Zimbábue. Cada uma das dez finalistas foi reconhecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) como empresária que faz diferença em seu país.
 “Nenhuma empresa oferecia tratamento ambientalmente correto para esses resíduos”, afirma Patrícia. Dois anos depois, a dentista obteve um empréstimo, especializou-se em gestão, auditoria e perícia ambiental e, com a ajuda de um sócio e do marido, fundou a Moura e Paz, em Vilhena. “O começo foi difícil. Ficamos um ano sem clientes, mas jamais pensei em desistir”, diz. Depois dos primeiros contratos, assinados em uma cidade vizinha, o negócio começou a crescer e, hoje, a empresa atende a mais de 700 clientes em um raio de 1,5 mil quilômetros.
A tecnologia usada pela Moura e Paz está presente em hospitais na Bélgica e Suíça, e em grandes companhias alemãs. Todo mês, a empresa reduz uma tonelada de resíduos a 2% do volume. As cinzas restantes são levadas para um aterro sanitário licenciado e a fumaça produzida passa por um lavador de gases, que elimina metais pesados e devolve para o meio ambiente o vapor da água.
Em 2011, Patrícia venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Hoje, ela volta para casa com reconhecimento internacional que deve abrir mais portas para o crescimento de sua empresa. A multa de 2007 deve render muito mais.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS