Contribuintes podem fazer diagnóstico de sua situação fiscalização

Contribuintes podem fazer diagnóstico de sua situação fiscalização

Contribuintes podem fazer diagnóstico de sua situação fiscalização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os cerca de 60 dias destinados à entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física é um período em que os contribuintes costumam se perguntar sobre a sua situação fiscal com o Leão do IR.
Para tirar esse tipo de dúvida, a Receita Federal disponibilizou em sua página na internet a pesquisa de situação fiscal, serviço ininterrupto através do qual o contribuinte pode fazer um diagnóstico da sua relação com o fisco federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, conforme esclarece a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho.  
Ao acessar o link da pesquisa de situação fiscal, no e-CAC no endereço eletrônico
www.receita.fazenda.gov.br, o contribuinte pode, por exemplo, verificar dados cadastrais, omissão de declarações, imprimir Darf para pagamento de débitos e obter orientações para resolver pendências e, assim, exercer plenamente sua cidadania fiscal.
A pesquisa de situação fiscal pode ser feita por meio do código de acesso ou de certificado digital.
Iniciado em 1/03, o prazo para a entrega da declaração do IR, pela internet, se encerra do dia 30/04 às 23h59m59s, horário de Brasília. A entrega no Banco do Brasil obedece o horário de funcionamento ao público, estabelecido pela própria instituição. A entrega da declaração após 30 de abril sujeita o contribuinte a uma multa mínima de R$ 165,74.
Balanço
Em toda a 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a Receita já recebeu 447.206 declarações, ou seja, 42% das 1.064.840 esperadas.
Em todo o Brasil, já foram entregues 8,6 milhões de declarações, 35% de um total de 25 milhões aguardadas.
Em Rondônia, 69.279, no Pará já foram entregues 181.532 declarações; no Amazonas, 117.626; ; no Acre, 29.533; no Amapá, 28.258; e em Roraima, 20.978.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS