Piso dos Profissionais da Enfermagem é aprovado na Comissão do Trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os profissionais da enfermagem de todo o Brasil tiveram nesta manhã (11) mais uma importante vitória para efetivação do piso salarial da categoria A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou por unanimidade o PL 4.924/09, de autoria do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) que cria o piso salarial dos profissionais da enfermagem.
O PL 4924/09, fixa um piso salarial para o enfermeiro de R$ 4.650,00 reais, para os técnicos de enfermagem 70 por cento desse valor e para os auxiliares e parteiras 50 por cento desse valor. Os valores serão reajustados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Mauro Nazif, autor do projeto, disse de sua alegria em ver mais próxima a vitória de uma categoria que merece um tratamento digno. Disse o parlamentar que além de ter um salário baixíssimo, levando-se em conta a imensa responsabilidade com as vidas que estão em suas mãos, os profissionais da enfermagem não encontram, hoje, tempo suficiente para o aprimoramento profissional nem a dedicação às suas famílias, essencial para uma manutenção psicológica condizente com a profissão.
O projeto já foi aprovado em várias comissões da Câmara e segue agora para análise na Comissão de Finanças e na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada naquelas comissões, seguirá para o Senado.
Logo após a vitória no Plenário 12 Nazif dirigiu-se à Esplanada para participar da grande marcha nacional pela aprovação das 30 horas semanais que reuniu mais de 7 mil profissionais da enfermagem em Brasília. Em seu discurso Nazif diz “30 horas Já !, é o que o Congresso tem que aprovar”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!