Ji-Paraná celebra dia mundial do Autismo

Ji-Paraná celebra dia mundial do Autismo

Ji-Paraná celebra dia mundial do Autismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL) veste-se de azul, como ato simbólico para sensibilizar o público para a problemática do autismo. A cor faz alusão ao fato de a doença atingir quatro vezes mais meninos do que meninas.
Pela manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Atendimento Educacional Especializado a Criança Autista, grupo que atende nove crianças e oferece uma abordagem educacional celebraram a data soltando balões azuis, cor símbolo do autismo. Mas, acredita-se que Ji-Paraná tem uma população de aproximadamente 40 portadores da síndrome.
A cerimônia aconteceu na Praça Dom Bosco e contou com os pais e crianças autistas, atendidas no município. O grupo dedica-se a informar, inspirar e habilitar os pais e profissionais a ajudar crianças e adultos com autismo a superar suas dificuldades e alcançar novos patamares de desenvolvimento. Utilizamos uma abordagem educacional relacional e responsiva baseada no Programa Son-Rise® para pessoas diagnosticadas com autismo.
Todo o esforço que se faz é para que o distúrbio seja diagnosticado o quanto antes. A identificação precoce pode significar o início de uma atenção especializada mais cedo, o que ira se traduzir em uma interação social maior no futuro dessas crianças.
Robson Cazula, pai de um autista de 4 anos, conta que o mais difícil foi aceitar que o filho era autista. “Não pensava em mim, mas nele, nas dificuldades das pessoas em entendê-lo, foi no preconceito mesmo que pensei. Mas hoje, com o atendimento na sala do autismo, vemos resultado no nosso convívio familiar. A família é bem orientada, meu filho tem progredido bastante e estamos mais confiantes”, disse o pai.
O autismo é resultado de um complexo distúrbio neurobiológico, de causas múltiplas e desconhecidas, que afeta o funcionamento do cérebro, com implicações negativas diretas no desenvolvimento das áreas de interação social, habilidades de comunicação e comportamento.
Segundo dados da ONU, o distúrbio atinge cerca de 70 milhões de pessoas. No Brasil são dois milhões, sendo que pelo menos a metade não tem diagnóstico.
A idéia de uma data que alertasse o mundo partiu da constatação de que o autismo nas crianças é mais comum que câncer, diabetes e AIDS juntos. Porém, apesar da sua amplitude e gravidade, o autismo é desconhecido para muitos. Não há cura para o autismo, mas existem vários tratamentos que ajudam muito, envolvendo fonoaudiologia, terapia ocupacional e educacional e psicoterapia comportamental.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS