Prazo para recadastramento no Bolsa Família termina na quinta- feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Encerra-se na quinta-feira (29), o prazo para a revisão dos cadastros dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O prazo inicial já foi prorrogado por duas vezes – 29 de dezembro e 29 de fevereiro. De acordo com o chefe do departamento de Inclusão Social e Produtividade da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), Cristóvão César Soares, por determinação do Governo Federal, não haverá mais prorrogação.
César explicou que devem fazer o recadastramento todos os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizarem os dados cadastrais, pois tal procedimento deve ser feito a cada dois anos. “Quem não comparecer na secretaria até a próxima quinta feira terá o benefício cancelado definitivamente”, alertou. Os beneficiários deverão comparecer a Semas, na Avenida Presidente Dutra, entre Carlos Gomes e Dom Pedro II, munidos do RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, certidão de nascimento dos filhos e declaração da escola onde estudam.
Em Porto Velho, existem 35 mil cadastros no Bolsa Família, sendo que apenas 21 mil estão aptos a receberem o benefício. Desse total, cerca de quatro mil deixaram de atualizar os cadastros no prazo estipulado pelo Governo e por isso tiveram o pagamento dos benefícios suspeitos. Com o prazo prorrogado, cerca de 70% já compareceram a Sema para fazer a revisão e já poderão receber o auxílio a partir de abril. “O pagamento não é retroativo”, enfatiza Cesar.
O valor do benefício varia de R$ 32,00 a R$ 326,00, de acordo com a quantidade de filhos e a renda familiar. Crianças e adolescentes de zero a 17 anos podem receber os valores, caso estejam dentro do perfil estipulado.
Ainda segundo César, é necessário que todas as pessoas cadastradas, inclusive as que não mais recebem o benefício, façam a revisão. Elas poderão ter acesso a outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como a isenção do pagamento de taxas de concursos públicos, isenção do pagamento de taxas em universidades federais e direito a pagar a tarifa social de energia elétrica, dentre outros.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!