Confúcio propõe ao Incra descentralizar reforma Agrária

Confúcio propõe ao Incra descentralizar reforma Agrária

Confúcio propõe ao Incra descentralizar reforma Agrária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em audiência ocorrida na quarta-feira (21), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, o governador Confúcio Moura sugeriu ao presidente do órgão, Celso Lisboa que a reforma agrária seja descentralizada como forma de promover a paz no campo e agilizar a regularização fundiária.
Para Confúcio, o atual modelo está distante do ideal. Segundo ele, a reforma agrária deveria ser executada pelo município ou Estado, porque a torna mais barata e mais fácil de ser executada. Na reunião, o governador enfatizou que é necessário que o Estado seja o mediador junto ao Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Presidência da República. “A única maneira para pacificar os conflitos no campo é distribuir terras e legalizar os assentamentos”, enfatizou o governador.
O presidente do Incra disse que os problemas fundiários no país se agravam em alguns Estados até pelo histórico de colonização. Ele disse acreditar que será possível equacionar o problema com a sugestão apresentada pelo governador. “O que o Confúcio Moura está propondo aqui, nós estamos acatando, estamos de pleno acordo”, explicou
Confúcio disse que já passou da hora de evitar conflitos entre trabalhadores sem terra e fazendeiros. “Um Estado sem regras e sem leis é muito ruim, portanto é necessário que haja um ordenamento jurídico que ofereça segurança a quem precisa. Não posso ser um governador de terra arrasada, de conflitos permanentes”, enfatizou.
Na audiência, ficou encaminhada uma agenda de trabalho em Rondônia para o dia 12 de abril com as equipes da Superintendência do Incra do Estado, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri) e da direção Nacional do Incra.
Para o Superintendente do Incra no Estado, Flávio Carvalho, há muito tempo o Incra buscava esse entendimento. “Nessa reunião saíram os encaminhamentos, principalmente para as questões emergentes que são os conflitos no campo”, avaliou.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS