Folha de pagamento representa 73% do orçamento da Educação, afirma secretário

Folha de pagamento representa 73% do orçamento da Educação, afirma secretário

Folha de pagamento representa 73% do orçamento da Educação, afirma secretário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tanto ao apresentador José Gadelha, do programa Bom Dia Amazônia, quanto ao radialista Solano Ferreira, da rádio CBN, o secretário disse que o diálogo com os dirigentes do Sintero foi produtivo. “O governador Confúcio Moura tem se empenhado nas negociações. Espero que haja acordo e hoje seja o último dia de greve.”
Entre os avanços nas negociações com os dirigentes do Sintero, o secretário explicou que o governo propôs aumento de 40% a todas as gratificações dos servidores da educação; reajuste salarial de 6,5% a partir de abril; readequação do salário dos professores nível I (detentores de curso de nível médio) ao piso nacional de R$ 1.451,18 (aumento de 22,22%), com data retroativa a 1º de janeiro de 2012; compromisso de encaminhar à Assembleia Legislativa o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração até 30 de julho; pagamento de R$ 100 mil mensais de licença prêmio convertida em pecúnia até dezembro de 2012; e ainda o compromisso da Seduc em abonar as faltas dos servidores no período da greve.
“Mais do que foi proposto, o governo não tem como atender. É o limite. 81,9% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), também destinado a investimento em infraestrutura das escolas, são gastos com os salários dos educadores. No total, 73% do orçamento da Educação são comprometidos com a folha de pagamento dos servidores”, informou.
No Bom Dia, Amazônia, ao tratar sobre o combate ao desperdício de recursos públicos, Júlio Olivar lembrou que na atual administração a quantidade de CDS (cargos comissionados de livre nomeação) caiu pela metade, e 23 das 36 Representações de Ensino foram extintas. “Também tivemos outras conquistas em 2011, como a redução da carga horária do professor de 40 para 26 horas semanais em sala de aula”, disse.
“Contratamos mais de 500 candidatos aprovados no concurso público de 2010. E ainda temos a necessidade de chamar mais 1.200. Por outro lado, herdamos escolas sucateadas. Em Rolim de Moura, por exemplo, a rede estadual de ensino conta sete escolas. Cinco delas não tem sequer uma cozinha para o preparo da merenda dos alunos”, revelou.
O secretário disse ainda que os salários dos servidores precisam melhorar, mas a lei não permite usar todo o orçamento em folha de pagamento. “Parte dos recursos tem que ser aplicada na construção e reforma de escolas, compra de equipamentos e materiais pedagógicos, entre outras ações de manutenção do ensino”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS