Aconteceu na manhã desta terça, 13, a inauguração da Escola Estadual Anísio Teixeira, em cerimônia oficial no auditório da FATEC. A Escola irá funcionar nas dependências da instituição até que as obras da escola sejam concluídas em aproximadamente dois an
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante a cerimônia o Secretário Estadual da Educação, Julio Olivar, destacou a importância de Anísio Teixeira como educador e portanto, a justa homenagem. Com isso, os desafios são grandes para melhorar os indicadores educacionais em Rondônia, disse ele. Há grandes obstáculos a ser removidos, falou, mas “não é impossível vencer”. Finalizou dizendo que esta escola é o ponto de partida e, portanto “é dia de comemorar mais esta conquista”.
O Governador destacou a importância da educação na vida de um povo, para melhorar sua qualidade de vida e qualificação profissional. “Não queremos que nossos futuros alunos fiquem carregando cimento nas obras” falou se referindo às obras das usinas, mas sim “queremos que sejam os futuros engenheiros, médicos, anestesistas de que tanto precisamos no estado e professores qualificados para ensinar as futuras gerações”. Finalizou dizendo que Rondônia como tudo é muito novo ainda é possível se fazer bem feito e com este aprendizado “servir de modelo, de referência nacional para os demais estados brasileiros”.
O Vice-Presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (Conedes), Mangabeira Unger iniciou dizendo que “começa uma revolução brasileira em Rondônia”, afirmando que a partir de hoje o estado passa a ser a vanguarda da educação. É preciso, segundo ele, a libertação da mente para que o indivíduo cresça. Por isso a importância de uma escola em que não vai se aprender somente a “decoreba” e o conhecimento enciclopédico. Para ele, esta escola será a “transformação do ensino médio que queremos ver distribuído para todo o Brasil”.
A Escola Estadual Anísio Teixeira funcionará nas dependências da Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia – FATEC, até que o seu prédio seja construído, o que irá demandar em torno de 02 anos. Na FATEC inicialmente irão funcionar cinco turmas do primeiro ano do ensino médio, em horário integral (das 08 às 17h). Na escola terão aulas normais, de informática, vivência, refeições diárias, atividades físicas, etc. Para isso, foi construído refeitório para atender a demanda e várias salas foram adaptadas para receber a diretoria e toda a estrutura de funcionamento da escola.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!