Mauro Nazif luta por audiência pública para apresentar soldados da Borracha ao mundo

Mauro Nazif luta por audiência pública para apresentar soldados da Borracha ao mundo

Mauro Nazif luta por audiência pública para apresentar soldados da Borracha ao mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O
deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) recebeu em seu gabinete a visita do vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, George Telles, conhecido como Carioca. O sindicalista pediu apoio ao deputado Mauro Nazif, no sentido de aprovar a PEC 556/ 2002 e para a realização de uma audiência pública, onde os soldados da borracha vão ser apresentados ao mundo como vítimas da violação dos Direitos Humanos, cometida contra eles durante a 2ª Guerra Mundial.


Segundo o sindicalista Carioca, a intenção é denunciar e expor em Brasília e em rede nacional, as graves violações cometidas aos nordestinos e seringueiros nativos que trabalharam extraindo borracha no período conhecido como era Vargas. Carioca afirma que relatórios do próprio governo apontam que na época do 2º Ciclo da Borracha migraram para a região norte aproximadamente 65 mil trabalhadores de vários estados do Nordeste. Quase 50% desse efetivo pereceu frente às insalubridades da região, sendo vitimados pela malária, febre amarela, beribéri, hepatite, ataques de feras e cobras que existiam aos milhares naquela época, com a ausência total de assistência médica ou sanitária prometida pelo governo brasileiro que os encaminhou para a Amazônia.

A direção do sindicato também solicitou a intervenção do deputado para que uma audiência seja realizada com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, onde serão discutidos vários assuntos relativos aos soldados da borracha. Nazif disse que o pedido já foi encaminhado ao Ministro e que dentro de poucos dias deverá receber uma resposta sobre a audiência.

Mauro Nazif disse que vai fazer o possível para que a audiência pública aconteça o mais breve possível, até como forma de justiça para com aqueles que deram suas vidas para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil e que não tiveram até agora o reconhecimento devido.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS