Mauro Nazif luta por audiência pública para apresentar soldados da Borracha ao mundo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo o sindicalista Carioca, a intenção é denunciar e expor em Brasília e em rede nacional, as graves violações cometidas aos nordestinos e seringueiros nativos que trabalharam extraindo borracha no período conhecido como era Vargas. Carioca afirma que relatórios do próprio governo apontam que na época do 2º Ciclo da Borracha migraram para a região norte aproximadamente 65 mil trabalhadores de vários estados do Nordeste. Quase 50% desse efetivo pereceu frente às insalubridades da região, sendo vitimados pela malária, febre amarela, beribéri, hepatite, ataques de feras e cobras que existiam aos milhares naquela época, com a ausência total de assistência médica ou sanitária prometida pelo governo brasileiro que os encaminhou para a Amazônia.
A direção do sindicato também solicitou a intervenção do deputado para que uma audiência seja realizada com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, onde serão discutidos vários assuntos relativos aos soldados da borracha. Nazif disse que o pedido já foi encaminhado ao Ministro e que dentro de poucos dias deverá receber uma resposta sobre a audiência.
Mauro Nazif disse que vai fazer o possível para que a audiência pública aconteça o mais breve possível, até como forma de justiça para com aqueles que deram suas vidas para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil e que não tiveram até agora o reconhecimento devido.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!