No inicio da noite desta última quarta-feira (29) estudantes do município de Ji-Paraná fecharam um trecho da BR-364 e deram inicio a uma série de manifestações que já vinham sendo anunciadas desde a semana passada em jornais impressos e sites da internet.
O motivo da revolta é o abandono de décadas da principal rodovia do estado de Rondônia. Concebida dos anos 60 a BR-364 vem passando por uma de suas piores condições físicas e registrando índices assustadores de acidentes que por sua maioria são frutos dos buracos e falta de sinalização.
Em todos os trechos da rodovia que corta Rondônia de ponta a ponta existem reclamações de moradores da região que utilizam essa via diariamente e que não vendo nenhuma ação efetiva dos poderes públicos resolveram fechar BR.
Na área que corresponde entre os municípios de Jaru, Ouro Preto e Ji-Paraná a revolta é grade, a situação é tão complicada que o presidente da OAB de Jaru solicitou na semana passada que medidas urgentes fossem tomadas, porém nada foi feito.
No perímetro que corresponde entre os municípios de Cacoal até Vilhena o abandono da BR é latente, caminhoneiros já ameaçaram fechar essa parte da BR-364 após uma serie de acidentes no local. Estudantes utilizam a BR todos os dias para irem e voltarem para as universidades federais sem saber se retornarão às suas residências.
Se as coisas continuarem da forma que estão, dentro de alguns dias a BR-364 estará totalmente obstruída pela sociedade rondoniense que já não aguenta mais tanto descaso.
O choro
No inicio da tarde desta quinta-feira (1) o Senador pelo estado de Rondônia e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, foi as lagrimas ao falar sobre os problemas oriundos da
|
Senador Valdir Raupp chora durante Audiência Pública.
|
364 enquanto participava de uma audiência pública.
Valdir Raupp disse que lastimava as várias mortes ocorridas na BR-364, entre elas a morte do vereador Expedito Macedo, do deputado do PT, Eduardo Valverde, e também do prefeito de Alto Alegre dos Parecis.
O Senador afirmou que há três anos vem pedindo para que o Dnit resolva o problema da BR-364, porém nunca recebeu uma resposta positiva.
Vale ressaltar que o Dnit foi acusado em um esquema de corrupção desbaratado pela Polícia Federal no final de 2011.
Entre mortes, choros e protestos a BR-364 continua sendo a grande vilã que trava o crescimento econômico do estado e se não houver um trabalho urgente de reformulação dessa importante via, mais vidas serão ceifadas a mercê do descaso de quem nos governa.