Juizado alerta para a segurança de crianças e adolescentes no Carnaval

Juizado alerta para a segurança de crianças e adolescentes no Carnaval

Juizado alerta para a segurança de crianças e adolescentes no Carnaval

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com foco na prevenção o Juizado da Infância e Juventude por meio do serviço de comissariado faz um alerta ao pais que pretendem levar seus filhos para brincar o carnaval. Em primeiro lugar eles devem atentar-se para a documentação das crianças, sempre portando documentos que possam comprovar a paternidade (filiação) ou parentesco, em caso de tios, irmãos ou avós.
Depois há que se observar as regulamentações de horário e faixa etária para participação em bailes e blocos carnavalescos. Segundo portaria do Juizado, nos bailes carnavalescos realizados no período noturno será permitida a participação de adolescentes a partir de 14 anos desacompanhados de responsável legal, se for realizado em ambiente aberto (ruas e praças) será permitida a sua permanência até às 22h e se for em ambiente fechado (Clubes e Danceterias) até às 24h.
Os organizadores de festejos e blocos carnavalescos têm a responsabilidade de solicitar ao Juizado da Infância e da Juventude a emissão de Alvarás Judiciais que normatizam a participação e frequência de crianças e adolescentes (Portaria 001/01-JIJ). O Alvará determinará as condições (horário e faixa etária) que o adolescente poderá frequentar e participar do evento.
Outra recomendação em festejos é a identificação dos filhos com pulseiras ou crachás contendo dados para contato em caso de se perderem na multidão. O melhor, segundo o juiz Rogério Montai, que responde pelo 2º Juizado da Infância e Juventude da Capital, é mantê-los sempre à vista e orientá-los a não receberem nada de estranhos como balas, doces e refrigerantes.
O atropelamento também é um risco que merece atenção nesta época do ano devido às manifestações culturais de rua. No meio da descontração e aglomeração de pessoas, a criança pode afastar-se sem que os adultos percebam, dirigindo-se para ruas com tráfego normal de automóveis.
Brinquedos que imitam armas de fogo não devem ser estimulados pelos pais. Além de incentivar a cultura da violência, pode despertar a curiosidade da criança para o uso de armas reais. Muitos acidentes acontecem porque as crianças acabam tendo acesso a armas de fogo guardadas pelos pais.
A venda de bebida alcoólica é proibida para menores de 18 anos de acordo com o art.81 da lei 8.069/90, e deve ser combatida por todos, em caso de constatação a denúncia deve ser encaminhada à Polícia Militar.
Em caso de desrespeito e/ou irresponsabilidade dos pais quanto ao direito e a proteção das crianças e dos adolescentes, esses podem responder junto a Vara da Infância e da Juventude por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar (cuidar, zelar e proteger), conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ ECA, podendo acarretar multa de até vinte salários de referências.
Telefones para informações ou denúncias
(Porto Velho -RO)
1º Conselho Tutelar : 9981-0664 / 3901-3254 / 3901-3255
2º Conselho Tutelar : 9983-1383 / 3901-3251 / 3901-3649
Conselho Distrital em Jaci Paraná : 3236-6121 / 9979-1799
CTCA - Candeias do Jamari: 3230-2592 / 9215-7579
CTCA -Itapuã D'Oeste: 3231-2346 / 9211-3886
Central de Flagrantes / Plantão de Polícias: 3216-5595 /3216-5596
Demais localidades (capital e interior):
Policia Militar - 190
Disque Denúncias - 100
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS