A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro de Referencia da Mulher, e Casa Abrigo estiveram reunidas em um pit stop na Avenida Sete de Setembro na tarde desta quarta-feira, 15, para a distribuição de folders alertando sobre os direitos da mulher e reforçando sobre a campanha de combate à violência contra a mulher neste período do carnaval, que tende a aumentar, em muitos casos ocasionados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
Na oportunidade as equipes também distribuíram materiais informativos sobre os cursos do Pronatec, desenvolvido pela secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), folhetos informativos sobre a prevenção a violência contra a mulher além de preservativos e informativos sobre a campanha de teste rápido de HIV que fazem parte da campanha de carnaval da secretaria municipal da Saúde (Semusa).
Ângela Aguiar representante da coordenadoria de políticas públicas para as Mulheres diz que esta campanha de alerta é feita durante todo o ano, mas é intensificada no carnaval. “Levamos até as mulheres as informações básicas para que elas saibam como agir diante da violência doméstica assim como as informações sobre prevenção de doenças e ainda o conhecimento dos direitos que elas têm”, enfatiza.
O pit stop foi muito bem aceito pelos transeuntes que logo rodearam as mulheres para adquirir o material que elas distribuíam, que de grande interesse inclusive dos homens, muitos que passavam não se furtaram de parar e pedir principalmente os preservativos.