Na terça-feira (14/02), o governador Confúcio Moura acompanhado do diretor geral do Departamento de obras e Serviços Públicos (Deosp), Abelardo Castro, visitaram o Parque dos Tanques, no bairro Nacional, que em breve dará lugar a um moderno espaço multieventos para sediar as grandes produções de Rondônia. A área que estava cedida para a Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho (Aspro), voltou para o governo no ano passado.
Segundo informações do diretor do Deosp, Abelardo Castro, considerando o crescimento populacional, social e econômico da capital nos últimos anos, em razão das usinas hidrelétricas do rio Madeira, os eventos e manifestações culturais também tomaram vulto ainda maior, sem um espaço adequado para a realização. “O governador Confúcio Moura quis transformar o espaço para atender as necessidades sócio-culturais e econômicas do Estado. Uma das maiores feiras agropecuárias acontece aqui todos os anos e reúnem milhares de pessoas. Já era tempo da Capital ter um espaço adequado”, apontou Abelardo.
As obras iniciaram no final de 2011 e o primeiro passo foi a retirada da antiga estrutura, realizada pela Secretaria Executiva em parceria com o Deosp
Segundo Abelardo a previsão é que até o primeiro semestre de 2012 a primeira etapa do projeto esteja concluída.
Além da Expovel, que acontece tradicionalmente no parque, o novo espaço deve sediar eventos como o Arraial Flôr do Maracujá, carnavais, bem como os desfiles de blocos, feiras gastronômicas e de artesanato. “Antes a estrutura atendia só a feira e ficava parada o ano todo”, disse o secretário.
A previsão é de que até o final de 2012, a estrutura esteja totalmente finalizada, com a construção do Centro de Convenções, o que deve aquecer ainda mais a economia com o turismo de negocio dentre outras atividades econômicas