A classe empresarial e autoridades, como o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, o representante do governador Confúcio Moura, Moises de Almeida, a presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) Maria Helena, prestigiaram o 7º Café da Manhã Oportunidade de Negócios, promovido pela FIERO e o Centro Internacional de Negócios de Rondônia (CIN/RO) nesta quinta-feira (9 de fevereiro), no Salão de Convenções da Casa da Indústria.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú abriu o evento ressaltando a importância para o empresário rondoniense de conhecer o que acontece no mercado exterior. “Ao longo da nossa gestão fizemos várias missões empresariais a países de forte apelo comercial, entre eles, o Peru, a China, Holanda e Alemanha”.
Baú destacou ainda que “as barreiras que atrapalham os negócios de exportação estão caindo e se ficarmos estagnados não vamos gerar atratividade comercial, e, consequentemente vão diminuir os investimentos em Rondônia. Precisamos alcançar o mercado global, mostrar a potencialidade dos nossos produtos e vender para o mundo inteiro. Estas são metas que Federação das Indústrias de Rondônia trabalha para alcançar” afirmou o líder empresarial em seu discurso.
Em seguida, a coordenadora do CIN/RO, Ivanilda Frazão apresentou o calendário de oportunidades de negócios, as ações empreendidas em 2011 e as perspectivas para 2012. O evento contou também com depoimentos de parceiros, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, a empresa LM Indústria Comércio Exportação e Importação Ltda e a Rondon Max.
Representando a LM indústria, Mariana Rodrigues contou que a empresa produz garrafões de água mineral, pet e produtos de limpeza. “O contato com o comércio exterior foi muito favorável, pois em parceria com a FIERO conseguimos à China conhecer como funciona o mercado e já começamos a importar matéria prima. A FIERO e o CIN ajudaram na relação com novos mercados. Sem dúvida valeu a pena e é muito importante”.
Já o proprietário da Rondo Max, Sérgio Rossi falou que o interesse da empresa é buscar o mercado externo partindo da aproximação fronteiriça com Peru e Bolívia, garante sua participação na feira EXPOCRUZ em Santa Cruz de La Sierra. A relação com o mercado chinês reduz custos com a importação de matéria-prima - o inox, e para isso conta com a parceria da FIERO e do CIN/RO, disse o empresário.
Instituições parceiras como SEBRAE, Banco do Brasil, UNIR, assim como o prefeito de Machadinho do Oeste, Mário Alves da Costa, entre outros convidados, também marcaram presença no evento.