No apagar das luzes de 2011 o governo resolveu o problema do empresário George Saíta e contratou emergencialmente a empresa Nutri Mais para servir comida aos presídios de Porto Velho. Deu no que deu. Rebelião. De acordo com informações repassadas pelos próprios apenados, a confusão começou por que o jantar estava estragado, comida azeda. A rebelião culminou com a morte do detento Paulo Ramos Vital, que cumpria seis anos de prisão.
Mais caro
Na próxima coluna estaremos revelando os valores e os detalhes do contrato. De qualquer forma, já podemos adiantar que o governo está pagando mais caro que pagava antes e ao que tudo indica, por uma comida pior. Vale lembrar ainda que foram exatamente os contratos de fornecimento de comida para hospitais e presídios que causaram tanta confusão e culminou com a operação Termópilas.
Relembrando
De acordo com depoimentos de presos na Operação Termópilas, o principal articulador do contrato para Saíta foi Francisco de Assis, cunhado de Confúcio Moura. Ele fez pressão para que Saíta conseguisse o contrato de fornecimento de comida para a secretaria de Saúde e dentro da Sesau um grupo de servidores dava cobertura, cuidando para que tudo funcionasse de maneira rápida. Para se ter uma idéia, em uma interceptação telefônica, José Milton de Souza Brilhante, assessor técnico da Sesau fala com outra servidora e pede para que ela faça o “check list” dos processos de Saíta, para que não houvesse atraso.
E agora?
Ao governo resta administrar a crise no presídio e torcer para que não ocorra novamente. Um dos maiores problemas da empresa Nutri Mais é a falta de estrutura para atender contratos de grande porte, como as secretarias de Saúde e Justiça. Saíta vinha, desde a campanha de Confúcio, investindo em estrutura física de sua empresa, mas não teve tempo hábil. Com a saída da Fino Sabor, o contrato foi dividido em quatro lotes, mas as exigências são imensas. E trabalhador pode até morrer de fome no Brasil parceiro, mas preso ficar sem comida, há, isso nem pensar.
Exclusivo
Veja abaixo o momento em que agentes da Polícia Federal chegam na Assembleia Legislativa para cumprir mandados de buscas nos gabinetes dos deputados Jean Oliveira, Epifânia Barbosa e na presidência.
Um ano
Completou no último dia 14 um ano de vacância no cargo de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. A lista, que havia sido encaminhada ao TSE foi devolvida por que um dos indicados não preenchia os requisitos para ocupar o cargo. Após nova indicação, a coisa emperrou. Agora por último, com o advento da Operação Termópilas, um outro indicado, o ex-procurador do Estado Glauber Gahyva está envolvido no esquema de corrupção desvendado pela Operação Termópilas e novamente a coisa emperrou.
Manda mesmo
A irmã do governador Confúcio Moura, Cira Moura, vem ocupando cada vez mais espaço e força no governo. Ela atende no escritório que funciona ao lado do Sine estadual e diariamente os secretários de Estado precisam prestar contas de suas ações a irmã de Confúcio. Até o próprio governador esteve despachando por lá no último dia 17.
Reclamando
Moradores do conjunto Santo Antônio em Porto Velho estão reclamando, e muito, da movimentação que vem ocorrendo na praça do conjunto de “soltadores de pipa”. É que nos fins de semana o local fica lotado de marmanjos de todas as idades que passam o dia com som alto, tomando cerveja e obstruindo as ruas com a desculpa de estar “empinando papagaio”. E quando as pipas caem nos quintais das casas, eles invadem e chegam a ameaçar os moradores.
Providências
Os moradores querem que as autoridades resolvam essa situação antes que algum problema mais grave seja registrado. Em função da “brincadeira”, cercas, vidros de janelas e telhas quebradas viraram rotina na vida dos moradores. Algumas brigas já foram registradas no local e eles pedem que sejam tomadas providências antes que alguém seja morto por causa de um incidente. O que, cá entre nós, não é difícil de acontecer.
Esperança
Muita gente ainda acredita na conversa da prefeitura de que “até o meio do ano os viadutos estarão prontos”. Não vão estar. A previsão de retomada das obras é a partir de março, e aí já se foi um trimestre. Pelo jeito, os transtornos devem durar até que Porto Velho eleja um prefeito comprometido com a cidade.
Aciso
E o governo vem organizando a Operação Aciso, através da Casa Militar. A programação está fechada e nos próximos dias deve ser divulgado os locais de atendimento. A Operação Aciso atende comunidades carentes nos mais diversos pontos do Estado.
Refrescando
Um leitor da coluna pediu para que publicássemos os nomes dos parlamentares acusados na Operação Dominó, ocorrida em 2006 que envolveu, segundo a Polícia Federal, 23 dos 24 deputados de Rondônia. A lista abaixo mostra quanto cada um teria desviado, segundo a Policia Federal.
Lista
Valor desviado por deputado, segundo a Polícia Federal
1- Carlão de Oliveira............................. R$ 1.401,500
Pesquisadores chilenos testaram uma vacina contra a meningite B e os resultados mostraram que o medicamento é eficaz e seguro. O estudo foi publicado nesta quarta-feira na revista médica "Lancet". Existe vacina contra o tipo C da doença, mas não há nenhuma contra o tipo B disponível no mercado. A nova vacina, chamada de 4CMenB, e fabricada pela Novartis, deve entrar em processo de licenciamento para uso em diversos países nos próximos meses. A meningite é uma das doenças mais temidas na infância porque pode matar em questão de horas e as complicações podem deixar sequelas permanentes incluindo amputação de membros, surdez, cegueira e danos cerebrais. Já há vacinas contra algumas formas de meningite, incluindo a Hib, meningite C e meningite pneumocócica. Crianças com menos de cinco anos e adolescentes são o grupo de maior risco.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!