Construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho à Guajará-Mirim, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 100 anos em 2012. Pensando nisso, o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, convidou instituições públicas e privadas para firmar parcerias e elaborar uma programação alusiva a data.
Secel e parceiros discutem comemoração
Estiveram presentes representantes do Iphan, Fundação Cultural Iaripuna, Setur, 17ª Brigada, de artesãos, Amazônia Adventure, Sesc, Correios, Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, Academia de Letras Rondoniense, além de técnicos da Secel.
Na oportunidade surgiram propostas como o lançamento do selo comemorativo, a realização da corrida do Centenário, seminários, a digitalização de todo material histórico presente no Centro de Documentação, a promoção de festivais de músicas e concursos de fotografia, pintura, redação, monografia entre outros.
O secretário da Secel explicou que nesse primeiro momento o objetivo é ouvir todas as ideias para que a partir daí seja criado um grande calendário de atividades que cheguem a cada parte do estado. “A ideia é promover uma grande mobilização alusiva ao centenário da Estrada de Ferro”, afirmou Chicão.
Ao final do encontro foi definida uma comissão que irá receber as ideias de ações e elaborar a proposta de calendário para todo o ano de 2012.