Audiência trata da reforma e ampliação da Penitenciária Ênio Pinheiro

A sentença determina que o Ênio Pinheiro passe pelas obras de ampliação e reforma, e ainda que a Penitenciária José Mario Alves, o Urso Branco, seja reformada, o que já está em execução. A primeira unidade prisional citada é considerada o caso mais grave

Audiência trata da reforma e ampliação da Penitenciária Ênio Pinheiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário de Estado de Justiça, Fernando Antônio de Souza Oliveira, participou da audiência na 1ª Vara de Fazenda, na quinta-feira (15), para tratar sobre a reforma e ampliação do Penitenciária Ênio Pinheiro, objeto da Ação Civil Pública movida em 2000, transitada e julgada em 2009. “Nós vamos fazer tudo para que todos os problemas pendentes sejam resolvidos da melhor forma possível, segundo o entendimento de todas as autoridades envolvidas com a causa”, disse o secretário.
A sentença determina que o Ênio Pinheiro passe pelas obras de ampliação e reforma, e ainda que a Penitenciária José Mario Alves, o Urso Branco, seja reformada, o que já está em execução. A primeira unidade prisional citada é considerada o caso mais grave pela juíza da Vara de Execuções Penais de Porto Velho (VEP), Sandra Silvestre. Devido à falta estrutura para superpopulação carcerária, o Departamento Estadual de Obras e Projetos (Deosp) criou um projeto conforme edital de licitação publicado, aberto até o dia 16 de janeiro de 2012.
Na audiência, ficou decidido que um novo projeto seja formulado. O engenheiro do Deosp, Lorenzo Max Gvozdanovie esclareceu que o primeiro projeto foi feito nos moldes de um presídio de segurança máxima, mas o juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Sérgio Williams, explica que a necessidade é de que a obra siga um sistema diferenciado, nos moldes da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), de forma que valor de R$ 16,8 milhões seja melhor aproveitado.
“É um modelo mais simples, mais barato, levando em consideração que a necessidade é de um presídio de segurança mínima e média, que facilitará o processo de saída dos reeducandos do sistema prisional, e ainda que irá se adaptar ao novo modelo de classificação dos apenados por artigo, que será realizado pela embaixada americana, em todo o Estado, começando pela capital”, justifica o juiz.
Para tanto, um novo edital deverá ser publicado, logo que o primeiro vencer o prazo de publicação, e o juiz da 1ª Vara de Fazenda, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa determinou o bloqueio da verba que está retida e poderia voltar aos cofres da União caso não fosse utilizada até o final deste ano.
Ficou definido ainda que, a Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) monte uma mesa integradora para definir a nova concepção do projeto e contratação para a obra. Na reunião que ainda será marcada, serão firmados os prazos para consolidar o projeto e sua execução. Segundo o secretário Oliveira, a audiência teve um excelente resultado.
“Todos os presentes entraram em um consenso, e o esforço mútuo será empenhado nesse sentido, o que deve produzir efeito sobre a necessidade do sistema prisional em Porto Velho, que é o objetivo da Sejus e do governador do Estado, Confúcio Moura”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS