Casos de Malária caem 24% em Porto Velho

Casos de Malária caem 24% em Porto Velho

Casos de Malária caem 24% em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), apurou que os casos de incidência de Malária reduziram, se comparados aos 20.080 registrados de janeiro a novembro de 2010, com os 15.260 do mesmo período deste ano, uma redução de 24% dos casos.
Segundo Rute Bessa, chefe da Divisão de Epidemiologia, a redução é uma associação de diversos fatores, como o planejamento de ações, que priorizam as áreas de maior risco para se ter o controle vetorial com o uso de elementos químicos e fumacê; A utilização do sistema de informações do Ministério da Saúde, que avalia o comportamento da Malária e do diagnóstico que todas as unidades de saúde estão aptas a realizar, inclusive na zona rural, além do trabalho conjunto com o Centro de Zoonoses, que é responsável pelo controle Vetorial.
“Essas ações nos permitem analisar o comportamento do mosquito e assim agir de acordo com as especificidades controlando e diminuindo assim os casos. Segundo o sistema do Ministério da Saúde só em nosso município são quinhentas localidades que estamos fazendo o monitoramento constante. São em grande parte, áreas de ocupação regulares e irregulares”, disse Rute.
Ela explica que a malária está diretamente relacionada à movimentação da população em área de risco e Igarapés com águas correntes, propício para o mosquito reproduzir. “Cada pessoa com malária pode disseminar mais de dez casos, uma vez que o mosquito ao picar um doente acaba transmitindo o vírus. O número de Falsiparum -forma mais grave, reduziu e as internações em dezessete por cento, em um ano. O ideal é fazer com que a população ao ter febre faça um exame para que assim possamos realizar o tratamento o mais rápido possível. Essa é nossa meta para que consigamos diminuir ainda mais”, acrescenta Rute.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS