NADA A DECLARAR!- Especial com os 10 melhores comerciais de 2011 e o marketing emotivo – Por Marcos Souza
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Exame.com publicou na quinta-feira (01) em seu site a reprodução do conteúdo da revista norte-americana Adweek que divulgou a sua lista dos 10 melhores comerciais do ano de 2011, sendo que no quesito de avaliação contou muito o chamado marketing emotivo, cuja estratégia da agência em relação ao produto é aproximá-lo ao máximo do consumidor apelando para a sua emoção. A forma como a mensagem é apresentada, na evolução do pouco tempo disponível, é a simplicidade, mas nem por isso menos complexa na sua produção – muitas com tanto esmero que parece ter sido feito com o mínimo de recursos e muito de coração, o que, no caso, sabemos que não é assim. O curioso é notar que apesar de atingir produtos diversos com segmentos diferentes as agências foram felizes em enveredar por esse caminho, em sua maioria o alvo foi certeiro. Confira abaixo os melhores. Alguns tornaram hits do Youtube e outras serviram como referências para comerciais menores, alguns geraram cópias criativas, mas impossível de superar as originais. Ótima diversão.
The Force: Volkswagen Commercial
Ousado, bem sacado e muito bem feito, esse comercial da Volkswagen é uma alusão direta a clássica ficção “Guerra na Estrelas”, de George Lucas, ao mostrar um garotinho vestido como Darth Vader e que tenta utilizar a “Força” em algumas situações do seu universo infantil dentro de casa. Usando como trilha de fundo a “Marcha Imperial”, de John Williams (Caçadores da Arca Perdida), o garotinho passa por algumas frustrações, porém.... O comercial foi veiculado entre um dos intervalos do SuperBowl, em fevereiro deste ano e depois virou um referencial para a divulgação do filme “Thor”, inclusive com as mesmas tomadas, apesar do final explosivo.
Chipotle: Back to the Start
Algo como (em tradução livre) “Volta ao começo” e utilizando como trilha de fundo a música “The Scientist”, do Coldplay, na versão do cantor country Willie Nelson, o comercial é sobre um restaurante mexicano Chipotle, que relata a saga de um fazendeiro que observar como sua propriedade, antes familiar, se transformou em uma grande indústria e foi engolida pela transformação dos tempos modernos. Porém com essa (d)evolução ele questiona a que ponto chegou, quando então resolve iniciar tudo e ter em sua fazenda meios viáveis para sustentabilidade. Feito com computação gráfica, é dos mais bem feitos e as formas geométricas são muito bem utilizadas, notável trabalho de engenharia e layout.
Chrysler - Born of Fire
“Born of Fire” é o quarto filme publicitário mais caro já feito no mundo. Ao custo de US$ 12 milhões a montadora Chrysler apostou no rapper Eminem, que dirige o modelo 200, ao som da música “Lose Yourself”, entrecortada por imagens da cidade do motor, Detroit, onde fica localizada a sede da montadora. O interessante é perceber que se trata de um trabalho todo feito em edição, com tomadas rápidas, o que o torna tecnicamente muito bem feito, mas eu gostaria de reconhecer onde foi gasta a pequena fortuna na peça, o que se suponha tratar do cachê superfaturado do Eminem (ou não?). Talvez o aluguel do teatro e o coral no palco, mas nessa sequência em particular acho que parte dessa verba foi para as lentes utilizadas – as imagens têm um apuro de qualidade espetacular. Esse comercial foi apresentado pela primeira vez no superbowl deste ano.
Google Chrome - Dear Sophie
Esse é dos meus favoritos e um dos mais bem encaixados dentro do marketing emotivo, quando o Google, ao divulgar o navegador Chrome e os serviços oferecidos pela empresa, mostra a vida real de pai e a filha (ainda bebê até virar criança), a “pequena Sophie”, através de um diário virtual. Bem feito, simples e com um apelo universal. Até aqui a Google manda bem, aliás, super bem.
Talktalk - Homes Within Homes
Comercial de uma agência britânica, a CHI & Partners, é um dos mais bonitos e criativos. Tendo como fundo a canção "Unchained Melody", do duo Righteous Brothers, mostra como até em uma casinha de boneca, um globo de cristal e um relógio cuco a vida pode passar despercebida. Com apuro técnico exemplar é mostrado como os personagens desses três ambientes podem sentir saudade de quem está longe e como na vida real todos seguem sua rotina. O detalhe é ver como os bonecos utilizam recursos seja através da web e telefone para passar a mensagem de que é possível unir o mundo dos brinquedos. Quem lembrar da trilogia “Toy Story”, a referência é bem vinda.
CANAL+ - The Bear
Feito pela agência francesa BETC Euro RSCG, é uma pantomima genial sobre o trabalho de um diretor de cinema, chamado de Paul Bearman, que é na verdade um URSO. A abertura mostra uma violenta batalha medieval, com direito aquela confusão de espadas, morte, tumulto e gritos, usando como cenário castelos e fogo, que de repente é interrompida para mostrar que se trata de um set de filmagem. O comercial promove o CANAL +, ao usar o personagem do URSO como um profissional altamente competente na sua área. O filmete é mostrado como uma espécie de making off (com cenas de bastidores) e vai seguindo os moldes tradicionais, com entrevista de pessoas que falam dele e depoimento do próprio para falar do início de sua carreira – que tem uma sacada mostrada logo que ele surge e que não vale estragar a surpresa. Sensacional.
Deep Silver - Trailer de Dead Island
Eu curto muito comercial de games, esse é um dos que mais me chamou a atenção por mostrar de forma dramática e comovente como a plataforma de “Dead Island” funciona, a sua jogabilidade e gráficos. A trilha sonora (um lamento no piano) nessa peça é para provocar catarse ao ser utilizada com as imagens, mostradas em slow motion pessoas sendo atacadas por zumbis. A carga de dramaticidade das cenas ganha uma dimensão única e cinematográfica, conduzindo e manipulando o espectador a ficar estarrecido com o que está vendo – até mesmo porque o efeito tinha que ser esse e aqui funciona muito bem. A criação é da agência austríaca Deep Silver.
Cravendale - Cats With Thumbs
Para quem gosta de bichinhos esse foi um dos mais bem sucedidos. A sacada da Cravendale é tornar gatos com um apelo inabalável para garantir o seu leite. Para isso, com muito bom humor e criatividade a Agência Wieden+Kennedy (inglesa), aposta na habilidade das mãos humanas, que no caso só são possíveis devido ao polegar. A ideia é que a empresa, Cravendale, deixa sugestionado no que aconteceria se todos os gatos conseguissem desenvolver dedos polegares. A concepção é tão bem feita que é irresistível assistir só uma vez, por isso é um dos comerciais mais acessados no Youtube.
Nissan: Gas Powered Everything
Uma ideia bem desenvolvida e uma espetada que vale a pena observar. Comercial para promover o carro elétrico da Nissan, o Leaf, e a concepção é o que aconteceria se tudo no mundo fosse movido a gasolina, mas tudo mesmo, de secador de cabelo até mesmo celulares. É mostrado alguns produtos utilizados no dia dia só que agora é a base de gasolina, com isso a peça mostra os defeitos que podem ocorrer nesse processo é então que surge o carro elétrico da Nissan. Ao final do vídeo uma surpresa para sua principal concorrente no segmento, a Chevrolet, um híbrido que... Veja.
Snickers - Focus Group
A agência BBDO, de Nova York (EUA), desenvolveu um comercial muito engraçado, apostando no humor negro ao utilizar quatro tubarões para vender a barrinha de chocolate da Mars. Os vorazes bichos precisam participar de um teste de produto de forma diferente, nada convencional. O líder dos tubarões é questionado por uma mulher que aponta para cartazes com as fotos de um rapaz e de uma moça. O que ele responde ser o garoto ter o gosto melhor, pois antes de ser devorado ele havia comido uma barrinha de Snickers, dando um novo frescor a sua alimentação. Parabéns a animação gráfica que soube dar feições e dar também a carga de humor e dramaticidade exigida. Assista e curta.
CONTATOS:
Twitter: @marcoseterno
Facebook: www.facebook.com/marcoseterno
E-mail: marcos35anos@gmail.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!