EVENTO: Palestras conscientizam comunidade sobre a epilepsia

EVENTO: Palestras conscientizam comunidade sobre a epilepsia

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A epilepsia consiste em uma condição neurológica crônica, de natureza multifatorial, que se caracteriza pela recorrência espontânea de crises epilépticas não provocadas, decorrentes de descargas elétricas sincrônicas e excessivas em redes neuronais cerebrais (MANFORD, 2017). Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo, configurando-se como uma das doenças neurológicas mais prevalentes e socialmente incapacitantes. 
 
O estado de Rondônia possui 35 mil portadores, sendo que 15 mil estão em Ariquemes, ou 44% do total. No estado, entre os anos de 2020 e 2024, 1.892 pessoas com epilepsia (CID-10 G40) deram entrada nas unidades de saúde, para internação. Este número representa 12,5% de todas as ocorrências da Região Norte. Destes, 18 pacientes vieram a óbito (7,8% dos internados).
 
O II Simpósio Rondoniense de Epilepsia e Saúde Multidisciplinar, promovido pela Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado de Rondônia – APEERON e pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG tem o objetivo de debater as políticas públicas de enfrentamento à doença e os atuais avanços clínicos e terapêuticos.
 
No evento, duas palestras. Uma, ministrada pelo Dr. João Hércules, abordará uma visão geral da doença, bem como os seus impactos na vida dos indivíduos e suas famílias. Na outra, de forma virtual, ministrada pelo Dr. Marcelo Martins, a pauta será o uso do Canabidiol como medicamento eficaz no tratamento da epilepsia – e as condições de acesso no Brasil.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS