Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
1917 – A Superintendência (Prefeitura) de Porto Velho inicia campanha contra “atravessadores” que compram produtos agrícolas e peixe na fonte e vendem na vila a preços muito maiores.
1983 – A Associação Médica de Rondônia realiza o I Simpósio de Planejamento Familiar
1926 – Um incêndio criminoso num pasto com 90 reses, perto da estação telegráfica, ameaça o abastecimento de “carne verde” em Porto Velho.
1945 – O Ten. Fernando Gomes de Oliveira, da 2º Companhia Rodoviária do EB, desaparece próximo ao acampamento. Nunca foi encontrado.
1946 – O Banco da Borracha retém, por falta de pagamentos em atraso, a liberação de recursos para seringalistas que alegam não ter como pagar saldos dos seringueiros.
1947 – Circula o 1º número de “O Guaporé” órgão oficial do governo do Território. Um ano depois deixou de circular.
1982 – Em Porto Velho o presidente João Figueiredo pede apoio ao projeto de redemocratização. A seguir foi a Vilhena inaugurar o aeroporto da cidade.
1985 – O delegado Sílvio Machado, que apura o assassinato do padre Ezequiel Ramim, anunciou para logo a entrega do relatório e os nomes dos envolvidos.
1987 – Instalado, com 38 membros, o capítulo Demoley “Governador Jorge Teixeira”, na loja maçônica “Estrela Renascente”, em Porto Velho.
Dia Mundial do Tigre. Dia Nacional da Identificação.
Católicos celebram Santa Marta Santa Maria de Betânia, Santa Beatriz, São Lázaro, São Félix,
1846 — Nasce a princesa Isabel do Brasil (m.1921), que assinou a Lei Áurea. 1839 — Farroupilhas proclamam a República Catarinense ou República Juliana, em Laguna (SC).
587 a.C. — O Império Neobabilônico destrói o Primeiro Templo.
1899 — Assinada a Convenção de Haia, proibindo uso de gases asfixiantes nas guerras.
1907 — O coronel Robert Baden-Powell funda o Escotismo. 2015 — A Microsoft Windows lança o Windows 10.

Domingo, 29 de julho de 1945. A 40 KM de Porto Velho, no acampamento da 2ª Companhia Rodoviária Independente, vai acontecer um fato nunca elucidado: o sumiço do tenente-engenheiro EB Fernando Oliveira, da equipe que abria uma estrada de Porto Velho a Ariquemes.
“O tenente saiu do acampamento quase 16 horas, com dois soldados, todos armados, dizendo que ia caçar um pássaro. Meia hora depois os soldados voltaram e pediram para nós cheirarmos as armas que levaram para mostrar que não tinham dado nenhum tiro”.
O depoimento foi do ex-soldado Walter Bartolo, motorista do tenente, presente no acampamento, em entrevista em sua casa em 2008. “Comunicamos via rádio à 3ª Cia, fizemos buscas sem nada encontrar”.
O comando da 3ª Cia só mandou um pessoal para as buscas 3 dias depois. ““Porque naquele dia em Porto Velho todos estavam envolvidos na visita do embaixador norte-americano”, ele continuou.
Bartolo (FOTO) foi o único, dos com quem busquei informações que não se negou em falar, ao contrário de que fizeram duas pessoas comigo, que destacaram: “Aqui não se comenta isso” e ameaça de processo.
CONTINUA AMANHÃ
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!