Ouro Preto
Do interior chega a notícia que o promotor Renato Puppio, que aparece nos grampos da Polícia Federal na Operação Termópilas, por ter, segundo ele, vendido três apartamentos para o deputado Valter Araújo, também é proprietário de um prédio no centro de Ouro Preto do Oeste. O imóvel deveria ter sido alugado para o INSS, mas engenheiros da Caixa, responsáveis pelas avaliações, condenaram o prédio e o contrato que estava praticamente fechado, foi desfeito. Há mais de um ano o imóvel está sem ser utilizado.
Pergunta boba
Uma pergunta interessante a ser feita nessa negociação é a seguinte, parte dos pagamentos relativos a venda dos apartamentos foi feita em dinheiro vivo. Como promotor Renato Puppio sabe que pagamentos vultosos em dinheiro sempre são suspeitos, tanto é que, quando alguém é preso com um volume grande de cédulas tem que se explicar. Será que ele não estranhou essa situação?
Improbidade
O prefeito Roberto Sobrinho poderá ter sérios problemas por manter uma empresa em sua residência, conforme denunciamos anteriormente. É que o deputado Hermínio Coelho apresentou denúncia no Ministério Público exigindo que o prefeito devolva o dinheiro da segurança, que está sendo feita em sua empresa.
Explicando
Como prefeito Roberto tem direito a seguranças à sua disposição 24 horas, incluindo sua casa. Como a empresa funciona no mesmo endereço residencial, nada mais justo que ele pague essa segurança patrimonial que vem sendo custeada pelos cofres públicos.
Compromisso
Falando em Hermínio Coelho ele disse a amigos próximos que caso venha a disputar as eleições para a prefeitura em 2012, pretende assinar um termo de compromisso em cartório onde se propõe a cancelar os contratos das empresas de ônibus da Capital (todas elas) e da Marquise (coleta de lixo). Ele disse que, caso isso se realize “será sua primeira canetada”, e brincou, “vou mandar essa Marquise para o Ceará e essas empresas lá para Presidente Prudente”.
Contratos
Hermínio disse que a justificativa para cancelar esses contratos é o não cumprimento das cláusulas por parte das empresas. Ele lembrou que a Marquise se comprometeu a construir um aterro sanitário, com toda a infra-estrutura e até agora nada foi feito, e as empresas de ônibus estão na mesma situação, “essa turma brinca com a cara do povo”, disse o deputado.
Viajante
Orlando Ramires, secretário de Estado da Saúde viaja toda a quinta-feira para Ji-Paraná à pretexto de “visitar hospitais”, mas PAINEL POLÍTICO descobriu que não é bem assim. O secretário tem outro interesse na Capital da BR.
Fim do mistério
Servidores da secretaria de Saúde começam a entender por que algumas licitações simplesmente não andavam principalmente as que tratavam de medicamentos e material ortopédico. É tema corrente que a gerente de um setor administrativo vinha recebendo “mimos” de duas empresas, uma em Porto Velho e outra em Manaus. Essa gerente deve ser substituída na reforma que o governo pretende fazer na administração nos próximos dias. Quem tinha trânsito livre em sua sala era o empresário Winston George Saíta.
Desamparado
A família de José Batista, preso pela Operação Termópilas da Polícia Federal está se sentindo abandonada após sua prisão e andaram aconselhando ele a “falar tudo que sabe” e não poupar ninguém em seu depoimento. Batista teve o habeas corpus negado nesta sexta-feira pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, assim como Rômulo da Silva Lopes, afilhado do governador Confúcio Moura. A servidora da Controladoria Geral do Estado, Regineusa Maria Rocha de Souza também teve o pedido de relaxamento de prisão negado.
Mas
Rômulo também anda pensando seriamente em colaborar com as investigações. Ele é réu primário e pode ser beneficiado. A Polícia Federal, na verdade, está oferecendo esse benefício a todos os acusados.
Infidelidade
Uma tática que vem sendo usada pela Polícia Federal é a de mostrar para as esposas de alguns acusados, provas de infidelidades conjugais. As “titulares” ficam irritadas e terminam falando o que sabem. E tem cada situação. Numa delas, um dos acusados aparece mantendo relações com uma mulher dentro de uma camionete.
Incidente
Um telefone celular na bolsa, encontrado pelo detector de metais foi suficiente para gerar uma notícia que repercutiu durante todo o dia, a suposta prisão da esposa do deputado Valter Araújo, preso na Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho. Informações desencontradas afirmavam que ela teria escondido o aparelho em objetos de higiene pessoal que seriam entregues ao marido. E não foi nada disso. Ela estava com o aparelho na bolsa e, segundo informações repassadas por ela própria, isso ocorreu porque ela trocou de bolsa e não sabia que o mesmo estava lá. Thalita Bezerra Araújo vem visitando o marido todos os dias e devido a esse incidente as visitas desta sexta-feira foram suspensas.
Sem solução
Na noite de quinta-feira 17 de março deste ano, foi assassinado o empresário Guerino Cesar de Góes, mais conhecido como César da Famácia, no município de Alto Paraíso, quando chegava a sua casa por volta as 19h30min. O empresário foi assassinado com quatro tiros a queima roupa e na presença das duas filhas adolescentes, uma de 13 e outra de 15 anos de idade. Pouco mais de oito meses se passaram e o crime continua sem solução. As filhas do empresário chegaram a ser ameaçadas, registraram uma ocorrência, mas também nada foi descoberto. Esse deve ser um daqueles crimes que vai entrar para a galeria dos mistérios de Rondônia.
Anjos do Asfalto
Nesta sexta-feira a Polícia Federal deflagrou em Rondônia e outros sete estados a operação Anjos do Asfalto, para averiguar supostas irregularidades na pavimentação da BR 429. Diretores do órgão em Rondônia foram afastados das funções, mas ninguém foi preso. Ainda. Foram cumpridos ao todo 27 mandados de busca e apreensão.
Desaparecido
A TV Candelária em seu jornal matutino disse que o procurador do Estado, responsável pela área da saúde Glauber Luciano Gahyva está “desaparecido” desde que seu gabinete e sua casa passaram por buscas e apreensões pela Polícia Federal na sexta-feira da semana passada. Glauber compõe a lista tríplice para o cargo de juiz eleitoral e nesta sexta o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Desembargador Rowilson Teixeira emitiu uma nota afirmando que as acusações que pesam contra Glauber “foram cientificadas aos órgãos competentes para as providências julgadas cabíveis”.
Exoneração
E o procurador, assim como os demais servidores do Estado investigados pela Polícia Federal na Operação Termópilas devem ser exonerados de suas funções nos próximos dias. Os que forem servidores concursados podem até voltar ao serviço público, mas pelas mãos da justiça. Todos os trâmites de processos administrativos serão cumpridos. O Diário Oficial deve publicar uma lista com mais de 100 nomes, entre eles, Batista e Rômulo.
Aliás
O decreto número 15921, de 12 de abril de 2011 trazia Rômulo da Silva Lopes, coordenador de transportes do DER, como membro do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas –CGPPP e ele entrou no programa. O decreto anterior, que havia criado o conselho, de número 15816 não trazia seu nome.
Perigoso
Tomar paracetamol em excesso pode ser fatal. O medicamento produz uma overdose difícil de ser detectada a tempo de evitar a morte. Este alerta foi feito em pesquisa recente publicada no “British Journal of Clinical Pharmacology” pelo médico Kenneth Simpson. Professor da Universidade de Edimburgo e chefe da equipe de transplante de fígado do hospital universitário, Simpson alerta que as overdoses costumam ocorrer quando as pessoas sentem dor e tomam repetidas doses de paracetamol a fim de aliviar os sintomas.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - Twitter/painelpolitico Facebook.com/painel.politico– telefone 9248-8911. Skype – painelpolitico