Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos se reúnem para planejar ações do Conselho para os próximos quatro anos e criar o Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado de Rondônia. O evento aconteceu esta semana no auditório do Crea, em Porto Velho.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco de Sales Oliveira, fez a abertura da reunião dizendo que os principais problemas enfrentados pelo Estado no âmbito ambiental, são os desmatamentos desordenados e a contaminação dos recursos hídricos. “Hoje estamos trabalhando para mudar esta realidade e a determinação do governador é trabalhar com a legalidade e não permitir desmandos na área ambiental” explicou.
Ele destacou a necessidade de uma conscientização de todos acerca dos problemas e da participação da sociedade organizada no processo de recuperação e manutenção dos recursos hídricos. Sales salientou que a Sedam dará todo o apoio técnico e político, visto que Rondônia está experimentando um contexto diferente onde os usuários de recursos hídricos estão encontrando na política de recursos hídricos uma forma coerente de participação. “Se depender da nossa secretaria será dado seqüência em todas as ações propostas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos”.
Participaram da criação do Comitê de Bacias Hidrográficas representantes do CREA, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Eletronorte, Sindicato dos Urbanitários (Sindur), Movimento das Águas, entre outras entidades.
Reunião
Na ocasião, o secretário-adjunto da Sedam aproveitou para convidar os membros do Conselho para participarem efetivamente da próxima reunião, que será realizada no dia 16 de novembro, no auditório do Crea.