A Organização Não Governamental Grupo Gay de Rondônia está convocando o segmento LGBT para participarem da Marcha pela Vida, mobilização de protesto contra a violência no Estado de Rondônia.
Para a direção da ONG é importante participar desta marcha porque a sociedade precisa tomar conhecimento que a homofobia (ódio e intolerância aos homossexuais) vem ceifando vidas; são assassinatos com requintes de crueldade, como mutilação dos corpos, o que tipifica a homofobia, diferentemente de outros tipos de violência. E esse ódio e intolerância as pessoas com orientação homossexual tem crescido assustadoramente em Rondônia. No ano de 2010, conforme estatística do GGB, foram assassinados no Brasil 260 homossexuais e, neste ano de 2011, já somam a quantidade de 182 casos, sem contabilizar os casos de agressões físicas. Além dos casos de bullying homofóbicos nas escolas aos adolescentes homossexuais, o que vem contribuindo para evasão escolar desse segmento social. E o Estado de Rondônia consta nessa estatística de desrespeito aos direitos humanos.
O GGR apóia e parabeniza o Ministério Público pela promoção dessa oportuna marcha que condena qualquer forma de violência contra todas as pessoas, diferentemente de cor, idade, sexo, condições financeira, raça, religião e orientação sexual. Que prevaleça sempre o respeito pela vida e a paz.
A marcha é aberta à sociedade civil organizada, representantes do poder público e população em geral. Está prevista para ocorrer no dia 22 de outubro, com início às 17 horas, sendo o local de concentração a Praça Aluisio Ferreira e o término será na Praça Madeira-Mamoré, com apresentações culturais e manifestações artísticas.