IMENSA E AINDA NÃO EXPLORADA
O conhecido economista Camata Júnior levantou dados impressionantes sobre a grande oportunidade que o mercado rondoniense pode oferecer em termos de crescimento, na produção de peixes. Ele apresentou um resumo no programa Tempo Real, da TV Candelária, nesta semana. E são números impressionantes. Alguns deles: em 2007, havia apenas mil criadores de peixe no Estado. Hoje já são 7 mil. A produção, há quatro anos atrás, era de 4 mil toneladas e, já em 2011, chegará a 15 mil toneladas. Mas o que mais chama a atenção é o potencial de Rondônia neste quesito, é o potencial que temos. Nossa produção pode chegar a 800 mil toneladas/ano, ou seja, produzidos hoje, mesmo com todo o crescimento do setor, menos de 2% de onde ainda podemos chegar. Isso significa que o setor de produção de peixes em Rondônia pode ser tornar, a médio e longa prazos, um dos mais ricos e potencialmente impulsionadores da economia da nossa terra.
Camata Júnior foi mais longe, em sua análise. Demonstrou que o potencial da produção rondoniense de peixe pode representar até 56% de toda a produção nacional. O déficit mundial de pescado, hoje, chega a 25 milhões de toneladas/ano. E nós, brasileiros, que podemos liderar a produção no mundo, ainda temos que importar, atualmente, mais de 230 toneladas/ano. Exportamos apenas 30 mil toneladas. Outra questão que merece atenção especial é a produtividade. Para um hectare de pasto, a produção anual é de apenas 200 quilos de carne/ano. Num hectare de água, pode-se retirar dela nada menos do que 10 mil quilos de peixe. A hora do peixe chegou. Se as autoridades locais souberem investir corretamente, buscar apoio federal e incentivar o setor, Rondônia terá outro setor com potencial de riqueza impressionante. E sem destruir o ambiente, porque a criação é a opção mais rentável. Mãos à obra (ou à água), pois...
PERDERAM A VERGONHA
Mais uma vergonha a que nós, rondonienses, estamos submetidos. De 18 concursados, que ingressaram no serviço público do Estado em 2011, 18 fraudaram as provas ou apresentaram documentação falsa. Impressionante. Só agora, uma década depois, o caso começa a ser esclarecida. Os malandros ganham acima dos 15 mil reais. O Ministério Público quer todos fora. Tomara que, ao menos dessa vez, a Justiça seja feita.
CAHULLA REAPARECE
O ex-governador João Cahulla, que ficou vários meses fora do cenário político depois que deixou o Palácio Presidentne Vargas, volta com tudo. Esteve a semana inteira em chamadas na TV do seu partido, o PPS, que ele tenta organizar no Estado. A um conhecido, dia desses num restaurante da cidade. Cahulla não negou que pretenda disputar a Prefeitura de Porto Velho.
60 MIL VOTOS
Outro que também anda pensando no assunto é o ex-deputado federal Agnaldo Muniz, que é hoje a principal liderança do PSC no Estado. Partidários têm argumentado com ele que os 60 mil votos que ele obteve na disputa para o Senado, só na Capital, o credenciam a sonhar com 2012. Agnaldo, contudo, só está pensando. Por enquanto...
AUTOFAGIA
Nestes poucos dias da greve dos correios, mais de 200 mil correspondências deixaram de ser entregues. Muitas delas, boletos bancários para pagamento de contas. Os Correios, que já foram a instituição de maior credibilidade no país, estão passando por um processo de autofagia. A destruição está chegando.
MAQUIAVÉLICO
Por trás de tudo, interesses em que o setor seja privatizado. Os funcionários, sem querer, ajudam nesse plano maquiavélico. O que certamente não imaginam é que, se ajudarem a acabar com os Correios como entidade pública, correm o risco de perder seus empregos, se empresas particulares assumirem a empresa estatal. Os carteiros e outros servidores, portanto, também estão ajudando na autodestruição.
ZEQUINHA FORA?
Ele não confirma nem desmente. Zequinha Araújo já teria avisado ao comando do PMDB que não quer ser candidato à Prefeitura da Capital, mesmo aparecendo bem à frente de outros pretendentes em todas as pesquisas não oficiais até agora feitas. Haveria motivos importantes para a recusa, mas o hoje deputado estadual não diz quais são. Crescem, a partir de agora, as chances de Abelardo Castro Neto...
NA MANGA
Ouve-se, nos bastidores, que o governador Confúcio Moura tem uma carta na manga, dentro do PMDB, para a disputa em Porto Velho. Não se sabe se é apenas fofoca ou se existe mesmo um projeto que estaria sendo preparado para surpreender a todos, em 2012. Confúcio terá grande influência na eleição, mas, ao menos até agora, tem guardado a sete chaves sua posição sobre a disputa pelo comando da maior cidade do Estado.
TUDO A VER
Sem poderem ser educadas e nem punidas, porque os pais podem ser presos, crianças estão tomando conta do noticiário policial. E vai piorar muito. Só nessa semana, aqui em Porto Velho, um menino de 13 anos, líder de quadrilha, mandou matar um rival, também de 13. E em São Paulo, um garoto de dez anos atirou na professora, dentro da sala de aula e depois se matou. Os amantes da liberdade total aos pequenos acham que não tem a ver. Tem tudo, é claro.