PRIMEIRA MÃO - Já começou, na prática, a batalha por nossas riquezas da Amazônia – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Já começou, na prática, a batalha por nossas riquezas da Amazônia – Por Sérgio Pires

PRIMEIRA MÃO - Já começou, na prática, a batalha por nossas riquezas da Amazônia – Por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pouca gente sabe, mas há uma mobilização internacional, de governos e das quase 100 mil ONGs que atuam na Amazônia, para pressionar o governo brasileiro para criar áreas indígenas independentes dentro do país. E qual a primeira prioridade de um documento elaborado por representantes de países como Colômbia, do Canadá e do Alasca, entre outros? “Exigem” que o governo do Brasil libere a exploração mineral dentro de terras indígenas, sob o argumento de que isso “ajudaria a acabar com a pobreza”. Falácia pura, é claro. O que quer essa gente é que nosso país autorize a exploração de ouro, diamantes, nióbio, ferro e tantos outros minérios que têm nosso rico solo, para que possam eles mesmos tomar conta, claro que sob o argumento humanitário de que estariam “ajudando os povos indígenas”. Com apoio das ONGs e seus representantes internacionais, tribos da Amazônia estão sendo orientadas a exigir que nosso governo reconheça e obedeça os termos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas. Que dá independência administrativa, política, econômica e cultural e também de exploração de riquezas das chamadas nações indígenas. O Brasil assinou o tratado mas não o cumpriu, como também não querem cumprir vários outros países, como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Rússia e Argentina.
Se cumprida a decisão da ONU, as áreas indígenas se tornariam verdadeiros países independentes dentro de outros países. No Brasil, aliás, já ocorre em algumas regiões. Quem não fala com sotaque estrangeiro não pode entrar e nem mesmo as Forças Armadas brasileiras podem chegar perto. Não há, é claro, qualquer intenção real de tirar os índios da miséria. Eles querem se tornar donos das riquezas minerais e explorá-las. Perderemos tudo o que temos de riqueza do nosso rico solo e os índios só trocarão de exploradores. Quem não sabe disso, ignora o que está ocorrendo à sua volta.
DE VOLTA
João Cahulla está de volta. O ex-governador, que ficou à frente do Estado por seis meses e, na disputa pela reeleição, perdeu a corrida para o Palácio Presidente Vargas, está pronto para disputar a Prefeitura de Porto Velho. O PTN foi o primeiro partido a se aliar ao PPS de Cahulla para 2012, confirmando que o ex-governador pode arregimentar várias forças políticas. Ele reside na Capital há longo tempo e também já transferiu seu título eleitoral de Rolim de Moura.
APROVADO
Quando começou a governar Ouro Preto, o empresário e ex-deputado estadual Alex Testoni chegou a ser contestado. Não se sabia se ele teria condições de melhorar a sua cidade, até pela inexperiência à frente de uma Prefeitura, alegavam alguns adversários. Agora, quando está para entrar no último ano do seu primeiro mandato, Testoni corre disparado para a reeleição. Trabalhou duro, mostrou resultado e será difícil alguém superá-lo nas urnas, em 2012.
AMOR PRESIDENCIAL
Entusiasmado com audiência com a presidente Dilma Rousseff, nesta semana, o governador Confúcio Moura encheu a bola da nossa chefe, disse que ela ama Rondônia e o que o encontro foi histórico., Empolgou-se na escrita o doutor Confúcio, mas demonstrou estar com o ânimo lá em cima para realizar o que planeja para o Estado. Se der tudo certo, será bom para todos
MUDOU DE IDEIA
No encontro com Dilma, agendado pelo senador Valdir Raupp, hoje muito poderoso em Brasília, Confúcio ouviu que nossa Presidente mudou de ideia em relação ao gasoduto. Quando ministra, jurou de pés juntos que a obra seria realizada. Agora, no comando, diz que não há gás em Urucu, suficiente para atender Manaus e Porto Velho. O que contraria todos os estudos técnicos. Quem sabe no futuro, não é?
FALTA MUITO
Já melhorou, mas ainda está longe de deixar de ser assustador. No Pronto Socorro João Paulo II, a grande maioria dos acidentados continua sendo motoqueiros ou caroneiros de motos. As campanhas educativas estão ajudando e lentamente, nota-se uma pequena melhora no total de vítimas. Fiscalização, educação, multas pesadas, apoio das auto escolas e esforço para mudar a cultura para que se leve a sério os perigos nas ruas, podem ajudar também.
LAMENTÁVEL
Alguns partidos nanicos, que estavam ensaiando o lançamento de uma candidatura única à Prefeitura de Porto Velho, já andaram repensando o caso. Se fizessem isso, até poderiam ter alguma chance de, pelo menos, não fazer feio. Mas perderiam a grana numa negociação com os grandes, que é, na verdade, a meta principal da maioria dos que só entram nas campanhas para levar algum. Ou seja, tudo continuará como antes. Só se pode lamentar que a polícia tinha chegado a esse nível.
PRIORIDADES
A presidente Dilma disse em entrevista à Globo que se orgulha de ter mandado entregar remédios gratuitos para pessoas com doenças como diabetes e pressão alta. E de ter diminuído impostos das micro empresas. Há quem ache que sua melhor ação em oito meses de governo foi começar uma faxina contra a corrupção. Que, aliás, deveria continuar todos os dias.
PERGUNTINHA
Leandro Damião é mesmo o novo fenômeno do futebol brasileiro ou será apenas um fogo de palha, como tantas outras promessas?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS